Fazendo leme de uma canoa polinésia
Andre Leopoldino fala sobre o leme de canoa polinésia, uma das funções mais importantes do va'a e que ... leia mais
Olá amigos! Uma dúvida muito frequente dos nadadores é com relação ao volume ideal de treinos para realizar uma determinada prova. Vamos aqui reunir algumas dicas importantes para esclarecer desde atletas iniciantes até os mais avançados, que buscam finalizar uma ultramaratona aquática.
Primeiro, vamos lembrar que é preciso ajuda de um treinador para avaliar se o nadador tem a técnica e o preparo físico necessário para enfrentar o desafio proposto, bem como organizar uma periodização adequada para concluir a travessia estabelecida. É fundamental a orientação de um profissional para qualquer tipo de maratona aquática, seja ela curta, média ou longa, especialmente para aqueles que ainda estão migrando da piscina para águas abertas, um ambiente onde os fatores externos não podem ser controlados e uma série de variáveis interferem na performance.
Falando de forma bem generalizada, podemos dizer que o atleta deve nadar por semana o volume da sua prova ou o dobro dela. Assim, vamos supor que o atleta pretende realizar uma travessia de 5k. Se ele nadar 3x por semana, 3k cada treino, teremos, portanto, um volume semanal de 9k, quase o dobro da metragem desejada. A princípio, considerando que o atleta tem um bom preparo físico, esse volume é o suficiente para terminar uma prova de 5k.
Se o atleta ainda é iniciante nas águas abertas, quando falamos de provas até 5k, eu particularmente recomendo que o nadador tenha disponibilidade de realizar treinos pelo menos 4x por semana. Isso porque quanto mais contato ele tiver com a água, mais domínio ele vai ter do meio líquido. Assim, se ele nadar entre 2k e 2,5k por treino, isso dá um volume semanal entre 8k e 10k.
Para atletas que têm mais experiência e/ou nadam com objetivo de obter um resultado melhor na prova, um volume semanal de até 12k (ou seja, acima do dobro da prova) é o ideal. Neste caso, sabe-se que o nadador já tem um controle maior da sua técnica e também condições de nadar de maneira contínua por um período maior de tempo. Logo, considerando seu preparo físico e estratégia de prova, ele provavelmente é capaz de finalizar uma prova de 5k com uma marca mais competitiva.
Quando se trata de ultramaratona aquática, ou seja, provas acima de 15k (considerando critério estipulado pela FINA) é preciso distribuir melhor o volume de acordo com as semanas de treino disponíveis que antecedem a prova, pois uma metragem semanal muito elevada não só aumenta o desgaste físico como pode aumentar as chances de lesão. Nadadores iniciantes, sugiro treinar pelo menos 5x por semana, distribuindo bem esse volume e nadando no mínimo o volume da prova. Por exemplo, se o atleta pretende fazer sua primeira 14 Bis, uma ultramaratona aquática tradicional de 24k.
Estamos falando aqui de treinos diários de pelo menos 5k, totalizando um volume semanal de 25k. Lembrando que neste caso o objetivo principal é finalizar a prova, sem qualquer pretensão de resultado ou tempo. Quem já tem uma experiência mais ampla em águas abertas e encara esse desafio de maneira mais competitiva, deve nadar mais do que o dobro da metragem, distribuindo bem esse volume durante a sua periodização.
Ainda falando sobre provas longas, é interessante considerar a divisão de treino em dois períodos no dia para alcançar um volume semanal maior. Tomando a 14 Bis novamente como exemplo, se o atleta nadar 3x por semana 4k em dois períodos, e adicionar mais 2 treinos de 4k em apenas um período, isso dá um volume semanal de 32k. Nadar em dois períodos também pode ser uma boa estratégia para atletas que pretendem realizar provas com uma metragem intermediária, 7k, 10k, e que já busquem um resultado mais qualificado na prova desejada.
Espero que esse artigo tenha sido útil. Voltamos em breve com mais dicas para você nadar bem em águas abertas!
Abraços