Saúde mental e esportes náuticos

Compartilhe
Saúde mental
O ambiente aquático tem um efeito calmante natural, reduzindo a atividade cerebral associada ao estresse. Foto: Tiana / Pexels

Fala, galera, muito se fala dos benefícios emocionais e da saúde mental relacionados à prática de esporte ao ar livre, sendo assim os esportes no mar vêm ganhando espaço na prevenção de problemas emocionais.

A prática de esportes no mar é uma atividade que vem ganhando destaque não apenas pelos seus benefícios físicos, mas também pelos impactos positivos na saúde mental. O ambiente marinho oferece um cenário único que combina a beleza natural, a liberdade dos movimentos na água e a conexão com a natureza, criando uma experiência que pode transformar a saúde mental dos praticantes.

Veja também > De olho no coração em esportes náuticos de endurance

Nosso estudo publicado no livro “Psicologia, esporte e natureza” indicou que a prática de esportes no mar, como o surfe, stand-up paddle, natação em águas abertas, paddleboard e canoagem, pode contribuir com a promoção da saúde mental e possibilidades de novas experiências permitindo sensações e sentimentos agradáveis (Vasconcelos & Viana, 2023). A imersão na água do mar e a concentração exigida por esses esportes ajudam a desviar o foco dos problemas cotidianos, promovendo uma sensação de bem-estar e relaxamento. A água tem um efeito calmante natural, e o som das ondas pode induzir um estado meditativo, reduzindo a atividade cerebral associada ao estresse.

Além disso, a prática regular desses esportes pode aumentar a liberação de endorfinas, os hormônios da felicidade, contribuindo para a melhoria do humor e a redução dos sintomas de depressão. A combinação de exercício físico, exposição ao sol e a água do mar é uma fórmula poderosa para elevar o estado de espírito e proporcionar sensações emocionais positivas.

Outro aspecto importante é a socialização. Esportes no mar são frequentemente praticados em grupo (canoa havaiana), o que incentiva a interação social e a construção de comunidades de apoio. Participar de um grupo de surfistas ou remadores, por exemplo, oferece uma rede de amizade e suporte, crucial para a saúde mental. A sensação de pertencimento e as amizades formadas nesses grupos podem atuar como um fator protetor contra o isolamento social e a solidão.

Superar desafios físicos pode traduzir-se em uma maior capacidade de lidar com dificuldades na vida diária, fortalecendo a mente e o corpo.

Grande abraço.

Livro: Psicologia, esporte e natureza – Conde, E. F. Q; Camila, J. A O; Nepomuceno, L. B. Psicologia, esporte e natureza. Editora Juruá, 2023.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe