Palco do Aloha Spirit Angra dos Reis, Praia do Anil tem balneabilidade aprovada
Palco do Aloha Spirit Angra dos Reis, a Praia do Anil, teve sua balneabilidade aprovada pelo Instituto ... leia mais
Ao longo do tempo, diferentes manobras foram criadas pelos bodysurfers. Muitas têm origem de outros esportes, como a manobra el rollo que é oriunda do bodyboarding.
Dentre tantas manobras, o parafuso é talvez a manobra mais básica do bodysurf e também é conhecida como spin. Basicamente o parafuso consiste em um giro em torno do eixo do próprio corpo. Falando assim, parece algo difícil de se imaginar, ainda mais pensando que não há prancha. E vale ressaltar que não tem nada a ver com o 360º, que é outra manobra também provinda do bodyboarding e executada por bodysurfers.
O parafuso / spin pode ser executado em diferentes momentos da onda, dentre eles o drop, tal qual como no tubo, na parede da onda ou na espuma. Em geral, o surfista de peito executa o parafuso visando ganhar velocidade, para então executar outra manobra. Mas é possível também executar vários parafusos, de forma consecutiva, e assim aproveitar a onda de uma forma inusitada.
Como toda manobra, há maneiras distintas de execução, uma questão de estilo. Sabemos que existem inúmeros tipos de el rollo, batida e cutback. O mesmo vale para a manobra parafuso, que pode ser realizada com os cotovelos estendidos, com os cotovelos flexionados, com as mãos na cabeça e por aí vai. Nenhum deles pode ser apontado como o jeito certo de se fazer, pois todos são variações de um mesmo movimento.
Mais fácil do que explicar em palavras como realizar uma manobra, é vermos o passo a passo de movimentos dentro e fora d’água. Assim, podemos compreender cada detalhe envolvido e identificar onde estamos errando. Aqui você pode assistir o tutorial completo da manobra parafuso:
Ao seguir esse passo a passo com comprometimento, tudo fluirá muito mais fácil, literalmente falando.
Lembrando que a manobra parafuso pode ser feita utilizando a handboard / handplane também. Inclusive, na opinião de alguns bodysurfers a handplane acaba auxiliando o movimento. Recomendo que comece a treinar essa manobra apenas com a nadadeira, sem utilizar pranchas de mão. Desse modo, irá aumentar mais a concentração nos movimentos dos braços, ter mais liberdade, e não terá que se preocupar com o dilema de lidar com um objeto a mais.
E como vemos em outras modalidades esportivas, o treino é a chave para melhorar, independente da habilidade ou tarefa que seja. Certo que existem dicas que facilitam a trajetória e acabam encurtando o tempo que você levaria para alcançar algum objetivo, mas treinar, treinar e treinar é o caminho. Após dominar a manobra bodysurf, um mundo de opções surgirá à sua frente. Poderá criar o seu próprio estilo de execução e logo estará treinando para manobras mais avançadas como o front flip:
Essa é uma manobra super radical que tem atraído a atenção para o bodysurf e também para o handsurf. O Brasil é celeiro de grandes surfistas de peito e muitos dos que hoje executam o front flip, dedicaram um bom tempo para aprender o parafuso. Então a dica é: siga os bons e vá galgando os degraus da evolução a cada dia!
Aloha
Letícia Parada
Conheça o canal de Letícia Parada no YouTube: Ela No Mar.
Letícia Parada possui licenciatura e bacharelado em Educação Física e Esporte (CREF 129982-G/SP).