WSL cancela circuito mundial de surfe em 2020
A medida visa preservar a saúde e a segurança de atletas, fãs e toda cadeia de atores envolvidos a ... leia mais
Team Mirage He’e Nalu foi a grande campeã da edição de 2022 da VIBE – Volta de Ilhabela realizada neste sábado (03) em Ilhabela (SP), sendo a primeira equipe a concluir o desafio, ficando com a “Fita Azul” e a Coroa da prova por mais um ano.
Já a Fita Rosa, dedicada à primeira equipe feminina a cruzar a linha de chegada, foi entregue à equipe Odoyá, enquanto a Canoa Para Todos foi a primeira equipe Mista a terminar o desafio.
A prova de 90km, a maior do Brasil em distância contínua, este ano, contudo, teve seu trajeto alterado pode conta dos fortes ventos e do mar extremamente agitado, na face oceânica da ilha, sobretudo na costa leste, que possui poucas áreas de desembarque, além de ser quase toda ela área de reserva florestal, inabitada.
Sendo assim, visando a segurança das equipes, a organização da VIBE 2022 modificou o trajeto da prova antes da largada. Ao invés da volta completa, as canoas seguiram sentido sul, até o Farol da Ponta do Boi, para então retornar ao ponto da largada, a praia do Itaquanduba, onde está localizada a base anfitriã da proa, a Paddle Club Ilhabela. Com isso, a distância total da prova foi reduzida para 78 km.
Contudo, apesar da distância reduzida, não faltou emoção para os competidores: “Foi uma prova especialmente dura, principalmente na altura da Ponta do Boi, o que fez essa edição especial. As equipes chegaram no limite. Após sete edições da prova, dessa vez a Ponta do Boi falou: ‘Aqui não’”, conta Marcos Moller, da Paddle Club Ilhabela, idealizador do evento.
31 equipes participaram desta edição da VIBE, nas modalidades OC6, V3, V6 e surfski. Uma das equipes que disputam a prova contou com remadores do Canadá, que vieram especificamente para competir no evento.
Baixar os resultados Extraoficiais da VIBE-2022