Rie Nagasako segue em estado grave e comunidade da va’a pede orações

Compartilhe
Rie Nagasako acidente de canoa havaiana quebra-mar
Internada em estado grave na UTI, Rie recebe uma grande corrente de orações e boas vibrações de toda a comunidade da canoa havaiana. Foto: Arquivo pessoal

A campeã pan-americana de va’a, Rie Luciana Nagasako, segue internada em estado grave no Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro. Novas informações divulgadas na manhã desta sexta-feira (9) revelam a real dimensão do acidente (saiba mais AQUI), mobilizando a comunidade esportiva em uma grande corrente de solidariedade.

As atualizações foram repassadas por amigos da atleta que acompanham o caso diretamente do hospital. Segundo as informações, após conversar com as equipes da emergência e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi confirmado que Rie sofreu uma parada cardiorrespiratória de aproximadamente 10 minutos após a queda no mar.

Esse tempo prolongado sem respiração causou uma queda substancial na oxigenação de todo o seu corpo. Além disso, a atleta ingeriu um volume muito grande de água salgada, que se alojou tanto no trato intestinal quanto nos pulmões.

O pulmão direito foi o mais afetado pela aspiração da água, consolidando o diagnóstico de pneumonite. Rie está sendo transferida da emergência para a UTI, onde receberá monitoramento constante e o melhor cenário de proteção médica possível.

Janela crítica e sinais de esperança

A equipe médica destacou que as próximas 24 horas são consideradas extremamente críticas. O foco do tratamento agora é controlar a resposta metabólica do organismo ao trauma e aos danos causados pela água do mar.

Apesar da extrema gravidade da situação, os médicos identificaram sinais clínicos muito positivos. No primeiro momento de avaliação neurológica feito na noite de quinta-feira (8), Rie apresentou uma excelente resposta imediata, com reflexos e pupilas reagindo bem, o que traz grande alívio após o período de parada cardiorrespiratória.

Corrente de orações

Diante do momento delicado, o círculo próximo da atleta faz um apelo a todos os alunos, amigos e praticantes do esporte. A família e os amigos pedem que toda a comunidade da canoa se una em orações e envie boas vibrações para a recuperação da remadora.

A união que sempre marcou a Va’a agora se volta para apoiar uma de suas representantes na luta pela vida.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe