Ondas e muita emoção na V1 RJ 2021

Compartilhe
V1 RJ 2021
Reginaldo Birkbeck, “Fita Azul” da prova e campeão Open Masculino. Foto: Pedro Botafogo

A cidade de Niterói (RJ) recebeu neste sábado (28) a quarta edição da V1 RJ, competição de 25 km exclusiva para a categoria V1 (modelo taitiano de canoa, sem leme, para uma pessoa).

O evento, que tem como sede a base Itaipu Surf Hoe, na praia de Itaipu, voltou a ser realizado após seu cancelamento em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. Dessa vez, sem estrutura na praia e atendendo à medidas de distanciamento social.

Motivo pelo qual os competidores foram orientados a montar suas canoas em setores específicos, para em seguida entrarem diretamente no mar, onde foi feita a largada.

Mais de 80 canoas largaram da praia da Itaipu, amparadas por um forte esquema de segurança de água, com oito barcos de apoio acompanhando os competidores.

V1 RJ 2021
Competidores com um bom domínio no surfe de V1 encontraram a “prova ideal” neste sábado. Foto: Pedro Botafogo

A decisão de investir em segurança foi acertada, uma vez que o mar lá fora estava maior do que o previsto. Felizmente, o vento não deu as caras, o que favoreceu a formação de vagas mais lisas, para a alegria de quem soube surfá-las e tornando a prova ainda mais emocionante.

Veja também > Divulgadas as canoas que serão usadas no Mundial de Va’a Sprint

Contudo, como era de se esperar e até pela característica mais arisca da V1, uma parcela considerável dos remadores enfrentou dificuldades ao lidar com o mar grosso e precisou abandonar a prova.

Entre eles, Paulo dos Reis, que após uma excelente largada, liderava a prova quando sua canoa quebrou no meio, ainda na altura de Itacoatiara. Com isso, Reginaldo Birkbeck assumiu a primeira colocação geral e não foi mais ultrapassado até a linha de chegada, sendo o “fita azul da prova”, com o tempo de 2:19:01.

V1 RJ 2021
Luana Tommasi Vitorazzo (à frente) foi a primeira mulher a completar a prova. Foto: Pedro Botafogo

Carlos Chinês, que não fez uma boa largada, mostrou muito conhecimento no surf de V1 e soube aproveitar as boas ondulações para fazer uma prova de recuperação até concluir a prova na segunda colocação e primeira da Máster Masculino com tempo de 2:24:37.

Entre as mulheres, Luana Tommasi Vitorazzo foi a primeira a completar a prova, conquistando o pódio da categoria Open Feminino. Luana terminou a prova em 2:48:18.

Na Máster Feminino, vitória de Ana Beatriz Rodrigues de Oliveira, com o tempo de 2:56:55.

Pódios V1 RJ 2021

Open Feminino

1 – Luana Tommasi Vitorazzo

2 – Beatriz Moraes Peixoto

3 – Daniela Esteves Dillan

Master Feminino

1 – Ana Beatriz Rodrigues de Oliveira

2 – Giselle Bajnar Leal

3 – Maíra Mendes Gonçalves da Rocha Pita

Open Masculino

1 – Reginaldo Birkbeck

2 – Rodrigo Rodrigues de Medeiros

3 – Felipe Pires Mazur

Master Masculino

1 – Carlos Chinês

2 – Gustavo Jacobi de Faria

3 – Francisco Viniegra

Mais informações e resultados oficiais em Instagram @v1_rj.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe