Norte Paddle: Dos Reis Va’a é “Fita Azul” em Ubatuba

Compartilhe
Norte-Paddle ubatuba
Mais de 30 equipes de va’a deram show nas águas de Ubatuba, durante a primeira edição da Norte Paddle. Foto: @alemao.fotografiasurf3

Condições clássicas de sol, céu azul e pouco vento marcaram a primeira edição da Norte Paddle, competição de canoagem polinésia realizada na manhã deste sábado, 24 de julho, na praia da Sapê, em Ubatuba (SP).

A prova reuniu mais de trinta equipes de va’a, competindo em times de três e seis remadores, ao longo de um percurso de 20 km, que compreendia a largada na água, em frente à praia, em direção à Ilha do Mar Virado, que era contornada pelos remadores, para então voltarem à linha de chegada, um pouco antes da zona de arrebentação da praia, concluindo o percurso da prova.

Leia também > Entrevista: Michelle Manu, a guerreira polinésia

O trajeto de águas calmas sofria um contraste repentino no momento em que era necessário contornar a ilha. A ondulação e back wash, exigiu mais habilidade dos lemes, e quem dominava o surf, conseguiu se sobressair nessa parte da prova, que acabou por reunir características bem interessantes de raia em uma mesma competição, sem contar com a belíssima paisagem da costa de Ubatuba.

Competindo na OC-6 Open Masculino, a equipe de Ilhabela (SP), comandada por Paulo dos Reis, a Dos Reis Va’a, foi a primeira a cruzar a linha de chegada, ficando com a Fita Azul do evento.

Norte-Paddle
Momento da largada com a bela costa de Ubatuba ao fundo, Foto: @alemao.fotografiasurf3

Em seguida, a equipe local, Ubatuba Hoe, sagrou-se vice-campeã geral do evento e da categoria OC-6 Open Masculino.

Na terceira colocação geral, outro time da base Ubatuba Hoe, só que a Júnior Masculino, mostrando que o trabalho de base que é feito pelo clube do litoral paulista já está rendendo bons frutos. As três equipes remaram muito forte e chegaram com uma boa diferença das demais.

As condições estavam muito boas. Sem vento, mas com uma ondulação de Leste. Largamos bem, mas com uma disputa apertada com a equipe Ubatuba Hoe, mas depois conseguimos abrir e mantivemos a liderança com uma certa vantagem. Nossa equipe feminina venceu a Open, e foi um resultado muito importante pra gente pois é uma equipe nova, que eu comecei a treinar. E a nossa equipe Super Master ficou em terceiro lugar”, conta Paulo dos Reis, capitão do clube Dos Reis Va’a.

Maikekai, equipe de Bertioga (SP), fechou o pódio da OC-6 Open Masculino, chegando em terceiro na categoria e na quarta colocação geral.

Na Feminina Open, outra vitória da Dos Reis Va’a de Ilhabela, com Wahines São José, de São José dos Campos (SP), na segunda colocação.

Na V3, a primeira equipe a cruzar a linha de chegada foi a CPT de Santos (SP). São José Paddle Club ficou com a segunda colocação na categoria e Ubatua Hoe fechou o pódio, em terceiro lugar. Na V3 Feminino, São José Paddle Club ficou com a primeira colocação, e VA’A Paraty – Smiles | Niteroi, venceu a V3 Mista.

Norte-Paddle
A praia do Sapê foi a sede do evento. Foto: @alemao.fotografiasurf3

Destaque especial para a Sampa Canoe Club, de São Paulo (SP), que foi a grande campeã da Super Master Masculino, chegando em sétimo na classificação geral da prova.

Entre as mulheres, a campeã Super Master foi a Marae Va’a, de Niterói.

Na Mista OC-6 Mista, vitória para a equipe Caraguá Va’a Club, representando muito bem a cidade vizinha, Caraguatatuba, e Santos Canoe Club, de Santos (SP), foi a campeã da Máster OC-6.

Os resultados oficiais de todas as equipes e categorias serão divulgados em breve, no site oficial da prova nortepaddle.com.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe