Brasileiro de Va’a Velocidade tem dia intenso de disputas
Primeiro dia de provas do Campeonato Brasileiro de Va'a Velocidade tem maratona de emoções e competições ... leia mais
A temporada de competições de va’a segue forte na Polinésia Francesa. No último sábado, 10 de abril, foi a vez da Te Toa Faa’a.
A prova faz parte de um circuito de V1 e V6 composto por quatro etapas que decorrerão entre abril e julho próximo.
Disputada em um circuito de 22 km entre Faa’a, Papeete e Punaauia, na ilha do Taiti, a prova inaugural de sábado contou com a presença de cerca de quarenta remadores individuais e 21 equipes amadoras de V6.
Os remadores da Shell Va’a, que dominaram a Mata Are Race disputada na semana passada, novamente marcaram presença na V1.
No entanto, outros nomes de peso do va’a, como Manutea Millon, Steeve Teihotaata, Revi Thon Sing ou Tutearii Hoatua, não participaram da prova.
Contudo, ao contrário do ocorrido na última semana, dessa vez o “sargento” da Team Air Tahiti Va’a, Kyle Taraufau, foi quem assumiu a ponta e se estabeleceu na liderança, mostrando sua força nos primeiros quilômetros da Te Toa Faa’a.
Em seu rastro, Charles Teinauri liderou o bando de remadores da Shell Va’a em busca da primeira colocação. Kevin Kouider, remador da equipe Pirae Va’a, também se manteve entre o pelotão na caça de Kyle Taraufau.
Conforme a passagem de Taapuna se aproximava, marcando mais de meia prova concluída, três remadores se emparelharam na liderança: Kyle Taraufau, Kevin Kouider e Charles Teinauri.
Os três remaram lado até a linha de chegada até que Kevin Kouider assumiu a ponta em um belo Sprint na reta final para garantir sua primeira vitória da temporada com o tempo de 1h43’30 de corrida.
Atrás de Kouider, com apenas sete segundos de diferença, Charles Teinauri foi o segundo colocado na prova, à frente de Kyle Taraufau, completando o pódio na terceira colocação.
Um fato interessante e que mostra a qualidade dos remadores taitianos é o fato de que desde o início da temporada va’a na Polinésia Francesa em 2021, cada uma das cinco provas realizadas tiveram um vencedor diferente.
Ou sena, pelo menos por enquanto, na V1, nenhum remador de elite está em grande destaque em relação aos demais, ainda que os monstros da Shell Va’a, tenham feito outro “estrago”, colocando oito remadores entre os dez primeiros da Te Toa Faa’a.
Nas demais categorias, Marguerite Temaiana, ao contrário dos homens, já desponta como o grande nome feminino na V1 em 2021, conquistando sua terceira vitória da temporada. Nos juniores a vitória foi de Tauhere Pirato e entre os veteranos Daniel Le Prado foi o campeão.
Na categoria V6, EDT venceu na Amador e Tahitian Paddle ficou em primeiro na Mista.