Booth bota a boca no trombone
No último domingo (8) remadores de peso no cenário internacional marcaram presença no Taiti para as ... leia mais
No último sábado (12), Policiais e Bombeiros militares do Paraná remaram forte de canoa havaiana durante uma competição realizada na cidade de Guaratuba.
A competição fez parte dos Jogos de Aventura e Natureza, um projeto inovador da Paraná Esportes que une a prática esportiva, o turismo e a natureza em um evento itinerante.
Mais de 40 Policiais e Bombeiros militares participaram da competição, divididos em seis equipes de canoa havaiana, competindo em baterias eliminatórias, com duas OC-6 na água.
As equipes representavam as Subáreas da Operação Verão do litoral paranaense: Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Comunicação Social e Bombeiros de Guaratuba. O percurso de 1 km foi vencido pelos competidores mais de três vezes, entre as eliminatórias e a grande final.
Muitos militares voluntários que participaram do evento nunca tinham tido contato com esse esporte e não sabiam as técnicas da prática, então os instrutores de canoagem Josias Vieira Júnior e Wilmar Roberto Ayres deram uma instrução rápida sobre as principais técnicas para auxiliar os competidores a desenvolver melhor o percurso. Os instrutores também ficaram responsáveis pelo leme das canoas.
Foram mais de 2 horas de evento que resultaram na vitória da equipe pertencente ao Corpo de Bombeiros atuante em Guaratuba, seguidos pelos Policiais Militares da Subárea de Guaratuba e, em terceiro lugar, a equipe inscrita de Matinhos.
Segundo a Soldado Caroline Alves de Britto, competidora da equipe de Matinhos, é gratificante poder participar destes eventos e unir cada dia mais Polícia e Bombeiro: “É a primeira vez que eu participo deste tipo de competição, nunca tinha tido contato com o esporte e me surpreendi. É essencial a interação entre policiais e bombeiros, esse tipo de evento aproxima ainda mais a tropa e fortalece laços”, destacou.
O empresário e remador Naideron Jr, proprietário da Mirage Watersports disponibilizou as canoas e os instrutores para o evento.
Naideron aponta o esporte como seguro e de fácil aprendizado: “Começamos os trabalhos com canoa havaiana há 8 anos no paraná, na represa do Passaúna. Montamos uma fábrica de canoa e trouxemos elas para o litoral. Hoje estamos instalados em Guaratuba, na Praia Mansa de Caiobá, Shangrilá e na Ilha do Mel. Fazemos trabalhos sociais, trabalhos em equipe e aulas diárias. É um esporte legal e democrático, que inclui crianças e é muito fácil de aprender. Ao contrário do que pensam não é um esporte perigoso”, ressaltou.
Fonte: Polícia Militar do Paraná