Competições de va’a e remo agitam Florianópolis na 2ª Etapa do Catarinense

Compartilhe
2ª Etapa do Catarinense de Remo
Clubes de va’a de Santa Catarina comemoram participação bem sucedida na 2ª Etapa do Catarinense de Remo. Foto: FERESC / Divulgação

Nos dias 03 e 04 de junho, Florianópolis foi o palco da 2ª Etapa do Catarinense de Remo de 2023, organizado pela Federação de Remo de Santa Catarina, como parte das comemorações do Centenário do Avaí Futebol Clube. As provas aconteceram na Beira Mar, nas proximidades das cabeceiras das Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. Para as competições de Va’a, foram realizadas provas de sprint em raias de 1000 metros para canoas OC6.

No sábado, foram realizadas as provas eliminatórias com o objetivo de definir as equipes classificadas para as finais de domingo. Com a grande participação do público, a etapa eliminatória contou com disputas acirradas, levando o público ao delírio.

No domingo, pontualmente às 8h da manhã, deram-se início às finais do Va’a com a categoria open masculina. Participaram dessa categoria seis equipes dos clubes Kanaloa, KanoaSambaqui, Pa’ahana, Quebramar e Tribuzana. A equipe do Quebramar conquistou a 3ª colocação, e as equipes do Kanaloa e Tribuzana realizaram uma disputa acirrada pela 1ª colocação, cujo resultado foi definido pelo sistema de photo finish, com a equipe do Tribuzana vencendo por centímetros de diferença.

2ª Etapa do Catarinense de Remo
Realizado em formato Sprint, competição teve pegas emocionantes. Foto: FERESC / Divulgação

Em seguida, foram realizadas as provas do remo olímpico nas categorias oito com júnior A masculino, double skiff sênior feminino e quatro sem sênior masculino, respectivamente.

Seguindo as disputas do Va’a, às 09h, foi a vez da categoria open feminina. Participaram dessa categoria equipes dos clubes Kanaloa, KanoaSambaqui, Kaluanã/Meu Lugar na Canoa, PRG e Tribuzana. As meninas do PRG foram as vencedoras da categoria, com o Tribuzana Va’a chegando na segunda colocação e, em terceiro, as meninas do Kaluanã/Meu Lugar na Canoa.

2ª Etapa do Catarinense de Remo
Disputas da Open Feminina. Foto: FERESC / Divulgação

Continuando no cronograma, foram realizadas as provas do single skiff PR2 masculino/feminino, double master B misto e quatro com estreante, respectivamente.

Dando sequência às provas do Va’a, às 09h45, foi a vez da categoria master masculina. Participaram dessa categoria equipes dos clubes Kanaloa, Kaikala, Tribuzana e Ubaitaba, com a equipe do Tribuzana Va’a vencendo a prova, seguida pela equipe do Kanaloa e Ubaitaba, respectivamente.

Master Masculina. Foto: FERESC / Divulgação

Na sequência, retornaram à água as equipes do remo olímpico nas categorias single skiff sub23 masculino, double skiff juvenil feminino, canoe infantil masculino e escaler, respectivamente.

Retornando às disputas do Va’a, às 10h50, foi realizada a prova da categoria master feminina. Participaram dessa categoria equipes dos clubes Kanaloa, Kaluanã/Meu Lugar na Canoa, PRG, Tribuzana e Ubaitaba. Desta vez, as meninas do Tribuzana Va’a chegaram em primeiro, seguidas de perto pelas meninas do PRG Va’a, e as meninas do Kaluanã/Meu Lugar na Canoa repetiram a terceira colocação. Essas três equipes também fizeram o pódio na categoria open.

Master Feminina. Foto: FERESC / Divulgação

Voltando ao cronograma, as equipes single skiff sub23 feminino, double skiff júnior A masculino e quatro sem júnior A feminino fizeram suas provas nas águas da Beira Mar.

Finalizando as provas do Va’a, às 11h45, foi a vez da categoria mista, com sete equipes na disputa. Participaram dessa categoria os clubes Kanaloa, KanoaSambaqui, Pa’ahana, PRG, Quebramar e Tribuzana. Em uma das provas mais esperadas do evento e muito disputada, consagraram-se campeões a equipe do Quebramar, seguidos de perto pelo Kanaloa Va’a. Na terceira colocação, outra disputa eletrizante com as equipes do PRG e Tribuzana, sendo que a Tribuzana garantiu a terceira colocação, fechando o pódio.

Categoria Mista. Foto: FERESC / Divulgação

O domingo de competição foi finalizado com a categoria do remo olímpico oito com master D masculino.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, com a participação dos clubes de Va’a nas competições do campeonato estadual, pudemos perceber como os esportes a remo podem estar juntos. O evento foi muito bem organizado pela Federação Catarinense de Remo, que colocou toda a sua experiência de mais de 100 anos de esporte no Brasil a serviço do esporte a remo.

2ª Etapa do Catarinense de Remo de 2023 – Pódios Va’a:

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe