Em meio a boicotes e concorrência, Super Aito acontece nesse sábado
Em 31 anos de existência Super Aito 2023 realiza neste sábado (02) a edição mais triste de toda sua história
Um dos objetivos da Ohana WCT em Florianópolis é conseguir retribuir da melhor maneira para a natureza um pouco do que ela nos proporciona.
Para poder realizar o que tanto gostamos de fazer, que é remar / treinar com amigos num ambiente dinâmico, orgânico, vivo, nós, remadores, precisamos cuidar e estabelecer uma conexão real, saudável e sustentável com nosso meio ambiente.
Para isto, nossa Base está desenvolvendo uma ação mensal em parceria com o projeto Remar Limpar Ensinar (RLE), com apoio da Sun Tech e EcoLocal Brasil, primeiramente para incentivar a comunidade perto da Base da Ohana e aos poucos ir ampliando parar outros clubes e locais.
No sábado, 10 de julho, após um longão, tivemos nossa primeira ação concluída com sucesso. Os remadores da Base, familiares, amigos e comunidade se juntaram durante cerca de 1 hora e 20 minutos para limpar a praia, restinga e costões de Canajurê, no norte da Ilha de Florianópolis.
Na praia, aparentemente limpa, foram encontrados muitos tipos de lixos. Muitos plásticos (tampas, cotonetes, pirulitos, canudos, embalagens …), latas, garrafas, roupas, bitucas de cigarros e muito micro lixo; alguns destes materiais com sinais de intervenção dos animais.
Infelizmente ainda transitamos num mundo com pessoas que não entendem a necessidade de cuidar da nossa Casa, nosso planeta; então, é de extrema importância contribuir da forma que nos seja possível, sempre que possível. Recolher o lixo do mar, da praia, da rua, por pouco ou menor que sejam, e descartar eles de forma correta, pode ser um ponto de partida; juntos somos mais fortes.
Procure projetos e tente fazer parte de algum deles, contribua para seu bem e para o bem de todos.
Convido vocês a conhecerem o Projeto RLE do amigo Jan, criado no ano 2016 para a limpeza e ações de educação ambiental em comunidade e escolas. Os integrantes do projeto RLE, nas três primeiras edições, percorreram de stand up padlle todo o litoral Catarinense recolhendo mais de 35.000 objetos e realizando ações educacionais com cerca de 3.000 estudantes.
No momento o RLE está com toda sua energia focada na sua quarta edição. Eles saíram de Guaratuba (PR) e terão como destino Angra dos Reis (RJ).
Para mais informações entrar em contato com: RLE / WCT
* Texto escrito com a colaboração de Anna Carolina Rodriguez