Clube de Va’a realiza Ação de Limpeza em Floripa

Compartilhe
clube de vaa limpeza
Clube WCT, em parceria com o projeto Remar Limpar Ensinar realizou uma ação de limpeza do costão de Canajurê, em Florianópolis (SC). Foto: Arquivo pessoal

Um dos objetivos da Ohana WCT em Florianópolis é conseguir retribuir da melhor maneira para a natureza um pouco do que ela nos proporciona.

Para poder realizar o que tanto gostamos de fazer, que é remar / treinar com amigos num ambiente dinâmico, orgânico, vivo, nós, remadores, precisamos cuidar e estabelecer uma conexão real, saudável e sustentável com nosso meio ambiente.

Para isto, nossa Base está desenvolvendo uma ação mensal em parceria com o projeto Remar Limpar Ensinar (RLE), com apoio da Sun Tech e EcoLocal Brasil, primeiramente para incentivar a comunidade perto da Base da Ohana e aos poucos ir ampliando parar outros clubes e locais.

No sábado, 10 de julho, após um longão, tivemos nossa primeira ação concluída com sucesso. Os remadores da Base, familiares, amigos e comunidade se juntaram durante cerca de 1 hora e 20 minutos para limpar a praia, restinga e costões de Canajurê, no norte da Ilha de Florianópolis.

clube de vaa limpeza
Na praia, aparentemente limpa, foram encontrados muitos tipos de lixos. Foto: Arquivo pessoal

Na praia, aparentemente limpa, foram encontrados muitos tipos de lixos. Muitos plásticos (tampas, cotonetes, pirulitos, canudos, embalagens …), latas, garrafas, roupas, bitucas de cigarros e muito micro lixo; alguns destes materiais com sinais de intervenção dos animais.

Infelizmente ainda transitamos num mundo com pessoas que não entendem a necessidade de cuidar da nossa Casa, nosso planeta; então, é de extrema importância contribuir da forma que nos seja possível, sempre que possível. Recolher o lixo do mar, da praia, da rua, por pouco ou menor que sejam, e descartar eles de forma correta, pode ser um ponto de partida; juntos somos mais fortes.

Procure projetos e tente fazer parte de algum deles, contribua para seu bem e para o bem de todos.

Convido vocês a conhecerem o Projeto RLE do amigo Jan, criado no ano 2016 para a limpeza e ações de educação ambiental em comunidade e escolas. Os integrantes do projeto RLE, nas três primeiras edições, percorreram de stand up padlle todo o litoral Catarinense recolhendo mais de 35.000 objetos e realizando ações educacionais com cerca de 3.000 estudantes.

No momento o RLE está com toda sua energia focada na sua quarta edição. Eles saíram de Guaratuba (PR) e terão como destino Angra dos Reis (RJ).

Para mais informações entrar em contato com: RLE / WCT

Dados para reflexão:

  • De acordo com o Greenpeace, nossos mares recebem 200 quilos de lixo por segundo;
  • Em 2050 teremos mais lixo do que peixes nós oceanos;
  • Aproximadamente 25 milhões de toneladas de lixo são descartadas no oceano todo ano;
  • 100 mil animais marinhos morrem por ano.

* Texto escrito com a colaboração de Anna Carolina Rodriguez

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe