Após meses de suspense, Hawaiki Nui va’a será adiada para 2021

Compartilhe
hawaiki nui adiada
A Hawaiki Nui é considerada uma das maiores e mais importantes provas de va’a do mundo. Foto: Reprodução

Em entrevista ao canal de Tv taitiano Polynésie La 1ere, o presidente da Polinésia Francesa, Édouard Fritch, anunciou o cancelamento da edição de 2020 da Hawaiki Nui Va’a.

Esta será a primeira vez que a lendária prova de va’a em longa distância não será realizada em 32 anos de existência.

 “Após consultas com os prefeitos das Ilhas Leeward e, em particular, nos últimos dias, com o prefeito de Bora-Bora, ficou claro que seria muito complicado para eles organizarem esse tipo de evento para o mês de outubro“, disse o presidente, reforçando ter sido “Uma decisão de se tomar”.

Elise (Tutu) Maamaatuaiahutapu Apuarii, presidente da comissão organizadora da competição, se disse surpresa com o cancelamento. Ela havia dado o sinal verde para a realização da Hawaiki Nui va’a em maio, ressaltado, porém, que seria necessário mais apoio por parte do poder público para a realização da prova esse ano, uma vez que muitos patrocinadores haviam desistido do apoio, por conta da crise mundial gerada pela pandemia de Covid-19.

Contudo, Édouard Fritch informou que a Hawaiki Nui va’a está confirmada para 2021. Uma conferência de imprensa será organizada na terça-feira, 4 de agosto, onde mais detalhes serão informados.

Compartilhe