Nova canoa OC-2 da G-Shape faz estreia vitoriosa no Leme ao Pontal
A G-Shape produz canoas OC1, OC2 e V1. No Desafio Leme ao Pontal, Marcelo Malzone e Maira Pita, ... leia mais
O anúncio feito pelo presidente taitiano Edouard Fritch, sobre o cancelamento da Hawaiki Nui Va’a 2020, devido à crise de saúde e ao alto custo financeiro do evento, foi um banho frio para os organizadores da prova e também aos amantes do va’a.
Todavia, a Federação Taitiana de Va’a anunciou na terça-feira (04) que irá realizar uma versão solo da Hawaiki Nui em 2020.
A competição será realizada, portanto, em canoas V1, em três etapas, uma por dia, todas concentradas na costa leste do Taiti, tendo em vista o pedido do prefeito de Raromatai para a não realização de eventos de grande porte por lá.
A primeira Hawaiki Nui solo da história terá sua partida no dia 28 de novembro, com um trajeto de 24 km de Tautira à Hitiaa.
No dia seguinte, mais 24 km de Hitiaa à Mahina e, encerrando o desafio, 42 km de Mahina à Moorea.
Segundo os organizadores, essa versão solo da Hawaiki Nui deve ser mantida pelos próximos anos, em paralelo à tradicional prova por equipes.
“Manter a Hawaiki Nui corresponde a uma necessidade entre nossos atletas e também ao desejo dos organizadores em manter contato com nossos parceiros, privados e institucionais”, explicou Louis Maiotui, vice-presidente do comitê do Hawaiki nui va’a.
As inscrições serão abertas um mês antes da competição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ftvtutu@gmail.com.