Brasileiro de Va’a | He’e Nalu Roots Club e Vênus saem na frente
1ª etapa do Va’a Pro Brasil reúne em Niterói (RJ) os melhores clubes brasileiros de canoa polinésia em ... leia mais
No último domingo (26) a Marina Rasa, na represa de Itupararanga, em Piedade (SP), foi palco da segunda edição da Taça Vikings.
O evento foi válido como terceira etapa do circuito paulista de SUP e reuniu um grande número de competidores que protagonizaram excelentes disputas nas categorias Kids, Fun 3 km, Race 3 km, 12’6 Open de 6 km, Master 6 km, Super Master 6 km, Amador 14 pés (6 e 12 km), SUP Race Profissional Elite 14 Pés de 12 km e uma prova de paddleboard de 6km. Todas as categorias divididas entre masculino e feminino.
O dia começou com as provas de natação, e, em seguida foi a vez das disputas de SUP Race.
Apesar do céu azul e do sol, o vento sul entrou forte, baixando a temperatura e trazendo bastante dificuldade aos competidores na primeira pernada da prova, feita em up wind, mas, na volta, o alívio vinha na forma de downwind.
Na categoria Elite, Gui Cunha assumiu a ponta desde a largada, enquanto o argentino Cristian Almonacid tentou mudar a história aumentando o ritmo após a segunda volta, aproximando-se de Gui que, no entanto, soube segurar a sua posição mantendo-se líder até cruzar a linha de chegada. Caio Lima, de São Vicente, fechou o pódio na terceira colocação.
Já na Elite Feminino, Dani Paiva, representando a base Suporte, de São Bernardo do Campo, largou forte e fez uma prova excelente, abrindo muita vantagem das demais competidoras até cruzar a linha de chegada, isolada, na primeira colocação. Completaram o pódio da categoria: Stephany Fitipaldi, em segundo, e Luciana Burguer, em terceiro.
Os resultados em Itupararanga aquecem a briga pelo título paulista em 2019, no entanto, o descarte de uma etapa e o encerramento, no KOPA São Sebastião, ainda podem mudar muita coisa.
A prova contou também com a modalidade paddleboard, vencida pelo experiente Patrick Winkler. Felipe Baroni, em segundo, e Ricardo Allmada, em terceiro, completaram o pódio.
Nessa mesma modalidade, vale destacar a participação dos para-remadores Lauro José de Souza e Thiago de Freitas, respectivamente, campeão e vice-campeão da categoria Paddleboard PCD 3 km.
Vale destacar a forte participação dos amadores. Mais uma vez as categorias amadoras deram show, marcando presença com mais de cem remadores inscritos.
A categoria amadora, que é a base de sustentação de qualquer evento, também é a porta de entrada ao mundo das competições, sempre revelando novos e promissores nomes, como é o caso de Otavio Pizzol, atleta de Sorocaba, de 16 anos, vencedor da categoria Race Amador 12’6”, e da vicentina Nicole Borges, de 13 anos, campeã da categoria Race Amador 3k.
Além das disputas, o evento contou também com atrações oferecidas ao público como música ao vivo e praça de alimentação, mantendo um forte clima de confraternização entre todos os participantes ao longo do dia.
.
Faça um downloado dos resultados oficiais e tempos de todas as categorias:
A próxima e última etapa do circuito paulista de SUP está marcada para o dia 05 de outubro em São Sebastião (SP), durante o KOPA – The King of Paddle, ocasião em que serão conhecidos os campeões paulistas de 2019.