Idealizadora de projeto social Canoa para Tod@s é embaixadora do Row To Win
Geórgia Michelucci, idealizadora de projeto social Canoa para Tod@s, é embaixadora do Row To Win Water, ... leia mais
Começou nessa sexta-feira (23), na China, (para o Brasil, na madrugada de quinta, para sexta) a edição de 2018 do ISA World SUP and Paddleboard Championship.
O evento teve sua abertura oficial às 8h30 (horário local) com o tradicional Desfile das Nações, onde os atletas desfilaram representando suas respectivas nações para a realização da cerimônia das areias, onde dois membros de cada equipe subiram ao palco para despejar um pouco da areia de sua praia local em um recipiente de vidro simbolizando a reunião pacífica de nações do mundo através do esporte.
Coube a Aline Abad levar nossa areia durante a cerimônia, enquanto Luiz Diniz foi nosso porta-bandeira.
Os atletas foram recebidos por dignitários que incluíram o membro do Comitê Executivo da ISA, Atsushi Sakai, o Diretor Executivo da ISA, Robert Fasulo, o Presidente do Centro de Gerenciamento de Esportes Aquáticos da China, Li Ruili, o Vice-Diretor do Departamento de Turismo e Cultura e Esportes de Hainan, Gao Yuanyi, o Secretário de Wanning, Zhang Meiwen e o Prefeito de Wanning, Zhou Goaming.
Para dar às equipes nacionais visitantes um gostinho da cultura local de Wanning, os competidores e os espectadores foram presenteados com uma exposição tradicional de Wu Shu, artes marciais chinesas e uma apresentação local da Dança de Bambu.
Em seguida, no início da tarde, teve início a primeira fase do SUP Wave, com a presença de dois brasileiros na água nas duas últimas baterias do dia: Luiz Diniz e Caio Vaz. Luiz seria o primeiro a entrar na água, por volta de 6h20 (Brasília), e, na disputa seguinte, seria a vez de Caio.
Confirmando nossa previsão, as ondas de Riyue Bay apresentaram uma melhora significativa, com boa forção e séries de até dois metros que animaram (e muito) os competidores.
O duas vezes medalhista de ouro, Sean Poynter (EUA), foi o dono da maior nota do dia: 9.43, e que culminou na maior somatória também: 17.60, de um total de 20 pontos possíveis.
Mas os brazucas também foram destaque. Luiz Diniz, medalha de ouro na última edição do Mundial da ISA, também teve uma performance impressionante, sendo dono da segunda maior somatória do dia: 17.30 pontos. Com direito a um belo tubo no inside, Diniz enfrentou sem maiores dificuldades o japonês Toshihiro Harada e o Chinês Wen Huang.
RETORNO ÀS COMPETIÇÕES
Este mundial tem um sabor muito especial para Caio Vaz, pois marcou seu retorno às competições após um longo período de recuperação por conta da lesão sofrida em Fiji. E para a alegria de nossa torcida, o brasileiro mostrou que está em plena forma, dominando sua bateria praticamente do início ao fim, totalizando 15.26 pontos, contra os 13.37 do sul-africano Thomas King e os 2.83 do chinês Cai Weiliang.
Entrei em contato com Caio Vaz para saber como era a sensação de vestir a lycra de competição após um processo longo de recuperação:
“Muito mais do que o resultado, o fato de ter pego a lycra, entrado na água e surfado a bateria foi muito bom! Quando me lesionei, durante o começo da recuperação, os médicos diziam que eu só iria conseguir voltar a surfar em fevereiro de 2019, mas durante todo o processo, as coisas fluíram muito bem e eu consegui vir pra cá. Então, competir aqui hoje foi especial. A bateria foi maneira, encontrei minhas ondas, mas ainda estou encaixando o surfe. Nos primeiros dias o mar estava bem flat e só subiu hoje, então a gente praticamente não conseguiu treinar nessa onda. Agora é previsão está muito boa para os próximos dias e vamos ter show de surfe por aqui!”, contou nosso campeão.
SUP WAVE RETORNA NA MADRUGADA DE SEXTA PARA SÁBADO
Para quem está acompanhando do Brasil, a competição recomeça na noite desta sexta-feira e avança pela madrugada de sábado, com início previsto para as 22h00 (horário de Brasília), com a primeira fase do Feminino de SUP Wave. A brasileira Nicole Pacelli irá competir na bateria de número 6 enfrentando Candice Appleby (EUA), Alazane Aurekouechtea (ESP) e Maria Stepanect (RUS).
Estão previstas também as disputas de repescagem, segunda e terceira fase do evento principal. No formato do Mundial da ISA, a fase de repescagem avança em paralelo ao evento principal, dando uma segunda chance aos competidores que são eliminados.
ACOMPANHE AO VIVO
O Mundial da ISA tem transmissão ao vivo aqui no AlohaSpiritClub.com.br, mídia oficial do ISA World SUP and Paddleboard Championship. Hainan tem uma diferença de onze horas para fuso horário brasileiro. Portanto, a previsão de início da transmissão será às 22h00 (horário de Brasília).
A equipe do Brasil é comporta por:
SUP WAVE: Caio Vaz, Luís Diniz e Nicole Pacelli
SUP RACE DISTANCE: Vinnicius Martins, Tuca Santacreu, Aline Abad
SUP RACE TÉCNICO: Vinnicius Martins, Guilherme Cunha, Jessika Moah e Isteffani Moraes
SUP SPRINT: Tuca Santacreu e Jessika Moah
SUP JUNIOR: Guilherme Cunha
PADDLEBOARD: Patrick Winker e Jessika Moah
CHEFE DE EQUIPE: Marcelo Esquilo
As competições de SUP Wave irão rolar até o dia 26 de novembro. Em seguida, a partir do dia 27 começam as provas Race. Confira o cronograma:
Local: Riyue Bay
23 de novembro – Cerimônia de Abertura e SUP Wave
24 de novembro – SUP Wave
25 de novembro – SUP Wave
26 de novembro – SUP Wave
27 de novembro – Race Técnico
28 de novembro – Race Técnico
29 de novembro – Dia de descanso
Local: Península Shenzhou
30 de novembro – Sprint Race
1 de dezembro – Race Longa Distância
2 de dezembro – Race de Revezamento e Cerimônia de Encerramento
VÍDEOS DO DIA 01
SUP WAVE
CERIMÔNIA DE ABERTURA
MATÉRIAS RELACIONADAS
Caio Vaz e Luiz Diniz largam na frente
Nações celebram abertura de Mundial