Guilherme Reis focado no Aloha Spirit Festival
Prata da casa e com total identidade com o evento, onde deu seus primeiros passos no esporte, Guilherme ... leia mais
Os brasileiros Welington Reis e Luiz Diniz conquistaram, respectivamente, as medalhas de prata e bronze na final do SUP Wave no PASA Games 2023.
A final da categoria foi disputada na tarde deste sábado (29) nas ondas de Santa Catalina, Panamá, em um mar de ondas regulares, devido à maré seca – um fator que trouxe um pouco de dificuldade aos competidores.
Assim como a final feminina, que começou a todo vapor, a ação dos homens teve início que bateria foi iniciada, com o Wellington Reis aplicando uma boa variação de manobras que lhe rendeu a nota 6,50.
Em seguida, Finn Spencer encontrou uma onda com potencial, mas o canadense, após acertar uma boa manobra, não conseguiu completar a segunda. Na sequência, Luiz Diniz respondeu com uma boa sequência de manobras que lhe rendeu a nota 7,17.
Jeffrey Spencer tentou entrar no jogo, mas surfando duas ondas regulares, não conseguiu sair da quarta colocação no início da disputa.
Mas algumas ondas foram surfadas e o quadro se manteve o mesmo, até que Wellington fez jus à fama de seu backside matador, arrancando a nota 7,33, que lhe colocou na primeira colocação.
Em segundo lugar, Diniz começou a surfar várias ondas, para tentar trocar sua nota mais baixa. Mesma estratégia foi utilizada por Jeffrey Spencer, mas aos 10 minutos para o término da final, as posições se mantinham as mesmas.
Então, Wellington e Finn, que estavam mais seletivos, escolheram duas ondas boas. O brasileiro trocou o 6,50 por um 6,53, enquanto Finn em uma boa onda, desferiu uma boa manobra, mas, na sequência de manobras, prendeu a borda em duas tentativas e quase não completa a onda. Ainda assim, arrancou um surpreendente 8,10, em uma demonstração de “boa vontade” dos juízes. Nota que lhe projetou da terceira para a primeira posição faltando quatro minutos minutos para o término da disputa.
Sem tempo de recuperação, e precisando de uma nota alta para a virada, os brasileiros caçaram bravamente ondas com potencial nos minutos finais, mas, na maré cada vez mais seca, virar o placar não foi possível.
Ao final, Finn Spencer conquistou uma inédita medalha de ouro para o Canadá, com Wellinton Reis e Luiz Diniz faturando a prata e o bronze respectivamente para o Brasil.
De qualquer forma, com a medalha de prata de Wellington Reis, mas os bronzes de Luiz Diniz e Aline Adisaka, no Wave, mais o ouro de Guilherme dos Reis no Race Técnico, o SUP provou mais uma vez porque está entre os melhores do mundo.
A competição recomeça neste domingo (30), às 7h no Panamá (9h no horário de Brasília), com as finais do surf shortboard (pranchinha) e entrega das medalhas. Acompanhe a transmissão ao vivo AQUI.