Brasil conquista bicampeonato do PASA Games

Compartilhe
Equipe brasileira leva o ouro e conquista o campeonato Pan-Americano de Surf – PASA Games 2023, em Santa Catalina, Panamá. Foto: Fernando Cataldo

A equipe brasileira de surf fez bonito no campeonato Pan-Americano de Surf – PASA Games 2023, que ocorreu no último fim de semana em Santa Catalina, Panamá, e conquistou o bicampeonato da competição. Além disso, os atletas brasileiros garantiram vagas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago.

A primeira conquista brasileira veio na abertura do evento, 23 de abril, com a medalha de ouro no SUP Race Técnio com Guilherme dos Reis. As próximas medalhas da equipe brasileira viriam na sexta-feira (28).

Na modalidade de longboard feminino, Chloé Calmon conquistou o bicampeonato na categoria, garantindo o ouro com um total de 11,00 pontos. A canadense Olivia Stokes ficou em segundo lugar, com 8,40, enquanto Roan Lia Reyes, da Costa Rica, levou o bronze com 4,77 pontos na bateria final. As quatro surfistas conseguiram a vaga para os Jogos Pan-americanos de Santiago.

Também na sexta-feira, aconteceu a final do SUP Wave feminino, onde a brasileira Aline Adiaska ficou com o bronze após receber 8,77 pontos na disputa das medalhas. Lucia Cosoleto, da Argentina, foi a campeã, com 10,87, enquanto a peruana Vania Torres levou a prata com 8,80. Aline também garantiu sua vaga para o Pan.

No sábado (29), o Brasil conquistou mais uma medalha de bronze no no longboard e uma de prata e uma de bronze no SUP Wave. Carlos Bahia foi o terceiro colocado no longboard masculino com 14.73, superado por Julian Schweizer do Uruguai (Prata) com 15.03 e Benoit ‘Picolo’ Clemente do Peru, que conquistou seu quinto título pan-americano com 15.46. Já no SUP Wave masculino, Luiz Diniz foi bronze e Wellington Reis foi prata com a nota de 13.86, sendo superados apenas por Finn Spencer do Canadá com 15.00.

Na competição de surfe Shortboad (pranchinha), que encerrou o Pan no domingo (30), os surfistas brasileiros foram os grandes destaques. Silvana Lima levou o ouro no feminino com a nota de 13.16, Chelsea Tuach de Barbados foi prata com 9.77 e Lucia Indurain da Argentina ficou com o bronze com 9.5. No masculino, Krystian Kymerson venceu com 17.04. Cody Young do Canadá foi prata e Leandro Usuna da Argentina foi bronze.

Com o ótimo desempenho dos atletas brasileiros, a equipe garantiu o bicampeonato do Pan-Americano de Surf – PASA Games e a vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago.

Vale destacar que novamente o stand up paddle brasileiro teve um papel decisivo nessa conquista, sendo a modalidade que mais trouxe medalhas à equipe brasileira.

Classificados brasileiros do surfe para os jogos Pan-americanos de Santiago:

SUP Wave – Aline Adisaka e Luiz Diniz

SUP Race Técnico – Lena Guimarães e David Leão

Longboard – Chloé Calmon e Carlos Bahia (Vagas pendentes por conta do mundial de longboard)

Surfe shortboard (Pranchinha) – Silvana Lima e Ktystian Kimerson*

* O surfe no Pan de Santiago dará uma vaga olímpica em Paris no masculino e no feminino.

PASA Games 2023 – Cobertura exclusiva Aloha Spirit Mídia:

Aline Adisaka é bronze no SUP Wave

Luiz Diniz e Wellington Reis mostram a força do SUP Wave brasileiro

Aline Adisaka e Klivia Cardoso estreiam com vitória no PASA Games 2023

Guilherme dos Reis é ouro no PASA Games 2023

Jessika “Moah” fica em 5º no Race Técnico

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe