Iguaba se prepara para a 3ª etapa do Circuito Va’a Costa do Sol
3ª etapa do Circuito Va’a Costa do Sol de Canoa Havaiana acontece entre sábado (30) e domingo (1º), a ... leia mais
A catarinense Rebeka Klotz, 15 anos, acaba de faturar a medalha de cobre na categoria SUP Race Técnico Júnior, disputada na manhã desta sexta-feira, em Les Sables-d’Olonne, França, onde está sendo realizado o campeonato mundial de SUP e paddleboard da ISA 2023.
O trajeto da prova em La Grande Plage foi o mesmo percurso disputado pela categoria Open, nas eliminatórias de ontem, com os juniores largando da praia e fazendo circuito em boias com 1,5 km para completar três voltas, totalizando a distância de 4,5 km.
Fazendo uma excelente prova desde a largada, Rebeka brigou com as primeiras colocadas desde o início, superando, inclusive, favoritas ao ouro como a japonesa Rinka Mizutani, que terminou a prova na oitava colocação.
Na volta final Rebeka e a espanhola Elene Etxeberria ficaram um pouco mais atrás das duas primeiras colocadas, Soryn Preston (EUA) e Cecilia Pampinella (ITA) que travaram um duelo pelo ouro.
Na briga pelo bronze, a Rebeka acabou contornando a última boia um pouco mais atrás da espanhola, que teve a sorte de conseguir surfar uma onda logo em seguida, abrindo boa vantagem nos metros finais prova. Rebaka, no entanto, continuou remando forte e surfou com muita habilidade uma onda da série que se formou logo atrás dela, chegando na quarta colocação na praia, sendo muito aplaudida. Cecilia Pampinella faturou o ouro e Soryn Preston a prata.
Com o resultado, a atleta de Penha (SC) garantiu a segunda medalha para o Brasil na competição, o cobre, pela quarta colocação, após a prata de Aline Adisaka, na quarta-feira.
Antes de Rebeka entrar na água, o jovem brasiliense Rudah Bosi, de 17 anos, que acabou de conquistar o título pan-americano de canoagem oceânica, fez bonito na prova dos juniores, ficando entre os Top 11 do mundial. Já a medalha de ouro ficou com francês Vaic Garioud.
Femininio
Ouro – Cecilia Pampinella (ITA)
Prata – Soryn Preston (EUA)
Bronze – Elene Etxeberria (ESP)
Cobre -Rebeka Klotz (BRA)
Masculino
Ouro – Vaic Garioud (FRA)
Prata – Donato Freens (HOL)
Bronze – Nariakira Shimazu (JAP)
Cobre – Campbell Carter (EUA)
A competição continua nessa sexta-feira com mais medalhas em disputa e brasileiros na água. Às 11h30 da França (6h30 de Brasília) será a vez do Prone Paddleboard com a participação do brasileiro Jader Andrade, entrar em ação.
Em seguida, às 13h (8h de Brasília) David Leão, Paula Rodrigues e Roseli Novloski disputam as de medalhas no SUP Race Técnico.
MUNDIAL AO VIVO – O evento pode ser acompanhado ao vivo pelo site oficial da ISA – Clique AQUI.
Agradecimentos a Aline Adisaka e Cley Anderson.