He’e Nalu e Mana Brasil vencem a Rio Va’a 2020
He’e Nalu e Mana Brasil vencem a Rio Va’a 2020, a mais tradicional prova de canoagem polinésia do Brasil, ... leia mais
Noic Garioud (FRA) e Esperanza Barreras (ESP) venceram as disputas de SUP Race Longa Distância do campeonato mundial da ICF realizadas nesta sexta-feira (17) em Pattaya, Tailândia (madrugada no Brasil).
O francês, que havia garantido o título masculino de Sprint, 24 horas antes, agora adiciona à sua coleção a primeira coroa na longa distância. Originário da Nova Caledônia, Garioud já havia vencido as modalidades de Sprint e Técnica em campeonatos anteriores. O título na prova dessa sexta mostra porque ele é considerado um dos remadores de stand up paddle mais completos da atualidade.
“Estava em busca disso; meu treinador me disse que eu poderia conseguir, mas eu realmente não acreditava, pois, minha especialidade era mais o Sprint“, afirmou Garioud, visivelmente emocionado. Ele destacou o esforço da competição de 15 quilômetros, onde teve que lidar com a pressão dos remadores japoneses.
Durante a prova, Garioud ficou inicialmente em terceiro lugar, atrás da dupla japonesa Shuri Araki e Rai Taguchi, mas assumiu a liderança no sprint final em direção à praia.
“Me senti um pouco dolorido, e depois dessa corrida, vou ficar ainda mais. Os japoneses estavam remando muito forte, então não foi fácil ficar na esteira deles. Tentei descansar o máximo possível, embora não tenha sido fácil. E então acreditei no sprint final, pois é o que sei fazer melhor; apenas tentei e deu certo”. Shuri Araki e Rai Taguchi ficaram, respectivamente, com a prata e o bronze.
A corrida de longa distância teve também uma participação brasileira entre os 71 competidores que concluíram a prova. Eri Tenório foi o 11º colocado, chegando logo depois de Michael Booth e à frente de nomes como Daniel Hasulyo (HUN), Itzel Delgado (PER) e Fernando Perez (ESP).
Na competição feminina, Barreras liderou a maior parte dos 15 quilômetros, consolidando sua posição como campeã ao se destacar na última bóia, deixando para trás a espanhola Duna Gordillo e a americana Kimberly Barnes.
“Estou muito feliz, mas ainda não acredito completamente“, disse Barreras. “Tentei economizar um pouco de energia, mas me senti bem no final e confiei em todo o trabalho que fiz para chegar até aqui. Então, simplesmente, continuei empurrando cada vez mais. Não ia parar até cruzar a linha de chegada, e deu certo para mim.” Barnes conquistou a prata, enquanto Gordillo ficou com o bronze.
Assim como no masculino Open, a prova feminina também teve uma participação brasileira, com Dani Paiva cruzando a linha de chegada na 21ª colocação entre as 39 remadoras que concluíram a prova.
Nas competições juniores, Vaic Garioud repetiu a performance de seu irmão mais velho ao conquistar o ouro masculino, defendendo o título conquistado na Polônia no ano anterior. Na corrida júnior feminina, Claudia Postiglione, de 15 anos, surpreendeu ao vencer sua colega de equipe e campeã do ano passado, Cecilia Pampinella, com a húngara Csillag Kocsis ficando em terceiro lugar.
MUNDIAL AO VIVO – A competição segue com as eliminatórias do SUP RAce Técnico e pode ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube da ICF a partir das 22h30 desta sexta-feira pelo horário de Brasília.
OPEN MASCULINO
OPEN FEMININO
JÚNIORES MASCULINO
JÚNIORES FEMININO
MASTER MASCULINO +40
MASTER FEMININO +40
MASTER MASCULINO +50
MASTER FEMININO +50