Mundial da ICF: Baxter e Barreras ficam com o ouro no Race Tecnico

Compartilhe
Largada da final do SUP Race Técnico. Foto: Georgia Schofield

Após uma semana de disputas intensas, chegou ao fim neste domingo (19) o Campeonato Mundial de Stand Up Paddle da Federação Internacional de Canoagem – ICF com as finais da categoria Race Técnico.

O brasileiro Eri Tenório, que havia feito o melhor tempo das eliminatórias realizadas no sábado (18) chegou à grande final da Open masculino finalizando a prova de 1 km na sexta colocação.

O título da prova ficou com o havaiano Connor Baxter, que recentemente venceu o Pan-Americano de Santiago 2023 na mesma modalidade e confirmou o favoritismo na prova.

Determinado a “dar o troco” no francês Noic Garioud que lhe tirou a medalha de ouro nos Sprints, Baxter estava determinado a conquistar a medalha de ouro na proa técnica:

Quando Noic me venceu, e eu mal consegui o segundo lugar, foi um pouco agridoce, mas realmente me motivou”, disse Baxter. “Quando entrei nesta corrida, só tinha uma coisa em mente, e era buscar o ouro. Esse tipo de corrida é o meu ponto forte, é o que eu amo. A prova técnica, realmente destaca o stand up paddle”, declarou o campeão.

Baxter aproveitou quando Garioud, que estava buscando seu terceiro título na semana, caiu logo no início da prova. Um grupo de três atletas se formou para perseguir Baxter até o final, com o peruano Itzel Delgado conquistando a prata e o espanhol Antonio Morillo o bronze.

Além de Eri Tenório, que terminou a prova na sexta colocação, outro brasileiro competiu no domingo: David Leão, que parou na semifinal na quarta colocação, a um passo da classificação para a disputa de medalhas.

David, todavia, disputou a “Final B”, terminando a prova na segunda colocação atrás apenas do francês Arthur Arutkin.

Recap da Final Masculino Open do SUP Race Técnico:

Na Open feminina a espanhola Esperanza Barreras conquistou seu segundo título mundial da semana após vencer a prova de longa distância na sexta-feira, adicionando a medalha de ouro técnica feminina à sua coleção de títulos mundiais. Ela começou a prova em segundo lugar, atrás da defensora do título Melanie Lafenetre, da França, antes de fazer seu movimento decisivo na última volta.

Esperanza Barreras. Foto: Georgia Schofield

“Isso definitivamente não estava nos meus planos. Eu vim aqui mais focada na corrida de longa distância”, disse Barreras. “Mas, esta manhã, decidi dar o meu melhor. Esta é a minha última corrida da temporada. Fui bem com a temperatura e o vento, então simplesmente me esforcei. Na corrida anterior, cometi todos os erros que precisava cometer, então decidi não cometer muitos erros desta vez“, destacou a espanhola. Lafenetre segurou a segunda posição, à frente de Juliette Duhaime, da Argentina, medalha de bronze.

Daniela Paiva, que representou o Brasil na prova, não conseguiu índice para competir na final desta modalidade.

Recap da Final Feminino Open do SUP Race Técnico:

Em outras finais técnicas, a italiana Claudia Postiglione conquistou seu segundo título júnior da semana ao vencer a corrida júnior feminina, enquanto o espanhol Sergio Cantoral defendeu com sucesso sua coroa júnior masculina.

Na categoria feminina acima de 40 anos, a remadora holandesa Petronella Van Malsen conquistou seu segundo ouro da semana, somando ao título de longa distância que venceu na sexta-feira, enquanto o japonês Ryohei Yoshida exibiu uma corrida corajosa para levar o ouro na categoria masculina acima de 40 anos.

Marie Buchanan foi outra atleta a encerrar a semana com dois títulos mundiais. No domingo, a remadora britânica adicionou o ouro técnico à coroa de longa distância que conquistou na sexta-feira na categoria feminina acima de 50 anos.

ALOHA SPIRIT MIDIA NO MUNDIAL DE SUP DA ICF:

ERI TENÓRIO FAZ O MELHOR TEMPO DAS ELIMINATÓRIAS DO RACE TÉCNICO

– NOIC GARIOUD E ESPERANZA BARRERAS VENCEM A LONGA DISTÂNCIA

– NOIC GARIOUD E SEYCHELLE WEBSTER LEVAM OURO NOS SPRINTS; ERI TENÓRIO FICA EM 5º

– BRASILEIROS FAZEM BOA ESTREIA NO MUNDIAL DE SUP NA TAILÂNDIA

– MUNDIAL DE SUP DA ICF NA TAILÂNDIA TEM RECORDE DE INSCRITOS

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe