Governança global do SUP | ISA apela ao Tribunal de Arbitragem do Esporte
Em meio ao impasse com a ICF e a iminente realização de um Mundial em Portugal, ISA recorre ao CAS por ... leia mais
Em anúncio oficial feito via assessoria, a Federação Internacional de Canoagem – ICF confirmou a realização de seu próximo Mundial de SUP para o ano de 2021, Balatonfured, Hungria.
A decisão foi feita durante a reunião anual de seu conselho, realizada na última sexta-feira (06), em Barcelona (ESP).
Segundo fontes, a ICF optou por não realizar um Mundial de SUP em 2020 devido à incerteza jurídica em torno de batalha judicial que trava contra a ISA (International Surfing Association) pelo direito de ser reconhecida como entidade máxima do stand up paddle junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) .
A disputa está sendo julgada pelo Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS) e ambas as federações esperavam algum tipo de resposta em dezembro de 2019.
No entanto, a saga olímpica ISA versus ICF, ao que tudo indica, ainda irá se arrastar por mais alguns meses.
Tendo em vista essa situação e também as preocupações crescentes em torno do coronavírus – que vem forçando o cancelamento de uma série de eventos esportivos em todo o mundo, a ICF optou por cancelar o evento este ano.
Outro fator que teria influenciado a decisão da entidade, teria sido a excelente proposta feita pelo governo húngaro para a realização do mundial, em Balatonfured, em 2021.