Desafio do Leme ao Pontal é neste sábado e domingo

Compartilhe
Desafio do Leme ao Pontal
Tradicional competição de remada pela orla carioca acontece neste final de semana nas modalidades por equipe e individual – Foto: Ale Socci Green Pixels

O desafio do Leme ao Pontal, promovido pela Ecooutdoor Sports Business, está de volta com novidades e acontece neste final de semana, nos dias 30 de abril e 1 de maio. Dessa vez, além da tradicional disputa de OC-6, o evento também contará com a presença de modalidades individuais.

Com o intuito de atender devidamente as demandas dos atletas, no sábado (30), a prova será destinada exclusivamente para as equipes de OC-6, V6 e V3 e contará como a segunda etapa da Copa Brasil de Va’a. Já o domingo (1), será o dia das modalidades individuais de OC-1, OC-2, V1, Stand Up Paddle, Surfski e Paddleboard encararem a prova.

Veja também > Aloha Spirit chega pela primeira vez em Angra dos Reis

“A justificativa para essa escolha de colocar as disputas no mesmo final de semana foi atender principalmente as pessoas de outros estados que pagam passagem aérea e estadia”, conta João Castro, CEO da Ecooutdoor Sport Business e organizador da prova. “Vir para cá competir dois dias – um dia na coletiva e um dia na individual – seria uma maneira cordial de pensarmos no bolso desses atletas que querem disputar nos dois dias”, finaliza.

O percurso de remada que tem a largada no Leme e a chegada no Pontal é extremamente desafiador por diversos fatores. Além da distância de aproximadamente 33 km de prova, o trajeto conta com diferentes e fortes correntes, ventos e marés. No entanto, são esses artefatos que fazem com que o importante desafio atraia tantos atletas de alto nível.

Congresso técnico é nesta terça-feira

O intuito da live é tirar dúvidas dos atletas participantes

Nesta terça-feira (26), o organizador da prova João Castro promoverá uma live às 20 horas para todos que competirão no desafio do Leme ao Pontal neste final de semana tirarem dúvidas. O congresso técnico será pelo Youtube, no canal do Aloha Spirit Midia.

IMPORTANTE – Para conclusão do cadastro de prova, os atletas integrantes de equipes também devem incluir seus respectivos nomes no mesmo site da inscrição, www.ticketeco.com.br.

História da prova Leme ao Pontal

Paulo e Guilherme dos Reis foram os campeões da primeira edição da prova, em 2014, disputada na forma de revezamento de SUP. Foto: Ecooutdoor/ Red Bull

Em 2014, a Ecooutdoor foi contratada pela marca de energéticos Red Bull, para produzir uma competição de stand up paddle, em formato de revezamento, e foi aí que surgiu a ideia de se fazer a prova inspirada na canção de Tim Maia.

Na época, o desafio Leme ao Pontal contou com a participação de grandes nomes da modalidade, e teve como campeões pai e filho: Paulo e Guilherme dos Reis.

No ano seguinte, a marca confirmou que não repetiria o evento, abrindo assim caminho para que a Ecooutdoor assumisse a prova, e isso aconteceu, mas com o nome de “Rio 34.1”, fazendo menção à distância que a raia tem.

Agora, nos dias 30 de abril e 1 de maio, as canoas coletivas e modalidades individuais estarão na água para esta importante prova que já caminha para se tornar uma das grandes disputas do Brasil.

Cronograma do evento

30 de abril . largada das canoas OC6, V6 e V3
01 de maio . largada das canoas OC1, V1, OC2, Stand Up Paddle, Surfski e Paddleboard

Quinta 28/04

  • 14h00 . entrega de kits na Academia M Av. Guignard, 600 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ, 22790-200 / levar documento com foto e 1 TERMO DE RESPONSABILIDADE por atleta, devidamente preenchido e assinado.
  • 19h00 . congresso técnico virtual no YouTube do Aloha Spirit Midia (inscreva-se e ative o sininho para ser lembrado)

Sexta 29/04

  • 14h00 . entrega de kits na Academia M Av. Guignard, 600 – Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ, 22790-200

Sábado 30/04

  • 7h00 . organização posicionada na largada, no mar, canto do Leme
  • 7h50 . toque da buzina sugerindo alinhamento
  • 8h55 . Alinhar. Toques repetidos de buzina
  • 8h00 . Largada ao toque longo de buzina (se subir bandeira preta, é sinal de equipe ou atleta fora do alinhamento)
  • 10h20 . Corte no Quebra-mar na Barra da Tijuca
  • Premiação logo após à chegada do último colocado

Domingo 01/05

  • 7h00 . organização posicionada na largada, no mar, canto do Leme
  • 8h55 . Alinhar. Toques repetidos de buzina
  • 8h00 . Largada ao toque longo de buzina
  • 10h20 . Corte no Quebra-mar na Barra da Tijuca
  • Premiação logo após à chegada do último colocado

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe