Do Guarujá para o mundo: a trajetória do bicampeão mundial Luiz Diniz
De origem humilde e batalhadora, Luiz Diniz, o mais novo bicampeão mundial brasileiro, é um exemplo de ... leia mais
Revelado nas categorias de base do stand up paddle brasileiro, o baiano natural de Itacaré, David Leão, foi um talento precoce que se consolidou como um dos maiores nomes do SUP Race mundial.
Atualmente integrando a equipe global da SIC Maui, uma das maiores fabricantes de pranchas de stand up paddle do mundo, David tem três títulos nacionais de SUP race e resultados expressivos em competições internacionais. Lá fora ele conquistou importantes títulos, como, mais recentemente, a primeira colocação no Gran Canaria PRO, disputado na Espanha, e foi vice-campeão do Gorge Paddle, na categoria Race Técnico, no ano passado, nos EUA, entre outras excelentes colocações.
Também em 2022, David foi medalha de bronze no Mundial da ISA de Porto Rico e agora se prepara para representar o Brasil novamente na competição, que acontecerá na França, de 24 de setembro a 1º de outubro. Ele conquistou a vaga ao vencer a prova de Sprint realizada durante a primeira etapa do campeonato brasileiro de stand up paddle chancelada pela CBSurf, realizada no final de julho, em Arraial do Cabo.
O baiano acredita que esta etapa do campeonato brasileiro foi marcante para a história do esporte, pois, além da premiação recorde oferecida aos competidores, ofereceu vagas ao programa Bolsa Atleta Federal e serviu como seletiva para o Mundial da França:
“O SUP brasileiro vive o seu melhor momento da história com os investimentos do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e da Confederação Brasileira de Surfe em eventos e treinamento de campo, o que é essencial para o atleta chegar 100% até o objetivo final”, ressalta.
Também através das seletivas da CBSurf em parceria com o COB, David está prestes a realizar o sonho de representar o seu país nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que acontecerá no Chile, no mês de outubro. Esta será a segunda vez que o stand up paddle participa do evento, considerado a porta de entrada para novas modalidades esportivas nas Olimpíadas.
“Tive a honra de ser qualificado para Jogos Pan-Americanos e como atleta do Time Brasil estou tendo a oportunidade de treinar no centro de alto rendimento do COB no Rio de Janeiro e isso foi algo transformador em minha carreira. Deu pra sentir a energia olímpica e um futuro brilhante para nosso esporte e a nova geração”, revela David Leão.
Sem esquecer suas raízes, David vive o melhor momento de sua carreira e está focado em conquistar grandes resultados para o stand up paddle brasileiro esse ano:
“Sigo focado em busca do título mundial e pan-americano. Sinto uma missão grande como atleta nordestino da Bahia representando o Brasil nas competições mais importantes do mundo. Quero servir de exemplo para inspirar crianças de minha terra, mostrar que é possível viver do esporte, e ajudar novos atletas a serem vistos e revelados”, finaliza, David Leão.