Aline Adisaka e David Leão fazem bonito na Gorge Paddle Challenge 2022

Compartilhe
Gorge Paddle Challenge
Alie Adisaka e David Leão fazem pódio nos dois dias do Gorge Paddle Challenge 2022. Foto: GPC 2022

Os brasileiros Aline Adisaka (SP) e David Leão (BA) fizeram bonito na Gorge Paddle Challenge, encerrada no último domingo na Columbia (EUA).

A competição, que figura entre as mais importantes provas de downwind da atualidade, atrai remadores da elite do SUP race de todo mundo, por conta das excelentes condições de DW encontradas no lago Gorge.

Veja também > Daniel Hasulyo passa perrengue na Indonésia: “Meu SUP foi implodido”

Aline foi vice-campeã overall do Gorge Paddle Challenge, após somar a segunda colocação na prova técnica com o terceiro lugar na prova de downwind longa distância.

Já David Leão foi vice-campeão no Race Técnico e 4º colocado na Race Downwind Longa Distância, terminando na terceira colocação Overall da prova.

O Gorge Paddle Challenge foi criado em 2011 pelo remador Steve Gates e contou com provas de revezamento de SUP Race.

Prova de Wing Foil. Foto: GPC 2022

Devido às condições extraordinárias para downwid do lago Gorge, a competição rapidamente caiu no gosto de remadores de todo mundo.

Em 2019, porém, Gates perdeu sua batalha contra o câncer e Byron Kurt foi convidado a manter o legado iniciado em 2011 por seu amigo.

Kurt então incluiu outras modalidades como o wing foil, SUP foil, surfski e OC1, dando mais visibilidade ao evento e atraindo novos competidores.

Gorge Paddle Challenge
Connor Baxter. Foto: GPC 2022

Na abertura do Gorge Paddle Challenge 2022, Fiona Wylde, amparada por outros remadores profissionais, entre eles, Aline e David, realizou um mini acampamento de jovens com mais de 75 participantes.

No sábado, foram realizadas as provas de downwind em diversas categorias de SUP e wing foil. Os competidores largaram de uma área cerca de 13 km (8 milhas) distante e surfaram no vento até a linha de chegada, localizada perto da praia do parque Hood River, cede do evento.

Gorge Paddle Challenge
Jade Howson. Foto: GPC 2022

Jade Howson (EUA) conquistou o primeiro lugar na corrida SUP downwind feminina de elite, enquanto Connor Baxter (HAV) defendeu seu título no SUP downwind masculino de elite do ano passado com outro primeiro lugar este ano. Aline foi terceiro lugar na prova e David Leão terminou em quarto lugar.

No domingo foi a vez das provas de Race Técnico e devido à falta de vento, outras provas de downwind que estavam programadas para o wing foil foram canceladas.

Aline Adisaka. Foto: GPC 2022

Além da categoria Elite, diversas categorias, desde a Kids, passando por Iniciantes e Amadoras, além de eventos festivos, como a prova de “Team Relay”, foram realizadas.

A categoria Elite Femnina era uma das mais aguardadas, uma vez que Fyona Wylde, local de Columbia e seis vezes campeã da prova, ainda se recupera de uma lesão sofria no ombro e não participou da prova.

Pódio Masculino Elite SUP Race. Foto: GPC 2022

A briga então ficou polarizada entre Jade Howson e Aline Adisaka. No final, a estadunidense acabou ficando com mais um título, enquanto Aline garantiu outro vice-campeonato, ficando, também com a segunda colocação Overall do campeonato.

Pódio Feminino Elite SUP Race. Foto: GPC 2022

Em seguida, Conor Baxter venceu a Elite Masculina, com o brasileiro David Leão fazendo bonito, na segunda colocação, resultado que lhe garantiu o Top 3 Overall.

RESULTADOS – Os resultados oficiais de todas as categorias do Gorge Paddle Challenge 2022 podem ser conferidos aqui.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe