Clubes de remada se unem para ajudar o RS
Clubes e remadores de várias cidades se unem para realizar remada solidária, iniciativa conjunta para ... leia mais
Por meio de nota oficial postada na noite de quarta-feira, 11 de maio, a Confederação Brasileira de Surf – CBSurf, tornou oficial a filiação de atletas de stand up paddle em todas as suas modalidades.
“Declaramos para os devidos fins que os atletas da modalidade STAND UP PADDLE em todas as suas formas, RACE, WAVE e PRONE (ambos masculino e feminino), passam a ter o direito a se filiar a Confederação Brasileira de Surf (CBSURF) como a confederação que rege a modalidade”, diz a nota oficial.
O documento é parte do compromisso assumido pela nova gestão que tomou posse após um tumultuado processo eleitoral que culminou na vitória da chapa de Teco Padaratz por 14 votos a zero sobre a chapa da situação, liderada por Adalvo Argolo, que estava há mais de 10 anos no comando da CBSurf (saiba mais AQUI).
O documento publicado nesta quarta reitera a plataforma de compromissos assumidos da nova gestão, entre os quais se encontra a reestruturação do circuito brasileiro de SUP, bem como a realização das seletivas para o Mundial de SUP da ISA, PASA Pan-Americano e Jogos Pan-Americanos ligados ao COI.
Em abril desde ano, logo após assumir o comando a CBSurf, a nova gestão anunciou um calendário nacional de SUP com sete competições, nas modalidades Wave e Race, compondo o circuito brasileiro de SUP.
Vale ressaltar que o Brasil já conta com uma confederação brasileira de SUP – CBSUP, fundada em 2013, que realiza circuitos nacionais de SUP Wave (com uma etapa anual) desde 2009 e de SUP Race desde 2011, quando ainda era uma associação.
Contudo, a CBSUP se encontra inoperante desde 2020 e sem realizar eleições para a escolha de uma nova diretoria, que deveria ter sido feita ao final de cada ciclo olímpico, conforme rege o estatuto da própria entidade.
CBSUP e CBSurf tem um histórico de parceria, inclusive com a validação do ranking nacional para a escolha da equipe brasileira de SUP na participação no Mundial da ISA e Jogos Pan-Americanos.
Vale ressaltar, também, que para o COI – Comitê Olímpico Internacional e COB – Comitê Olímpico do Brasil, o stand up paddle é entendido como uma modalidade de surfe e que, portanto, está sob responsabilidade da CBSurf.