Mundial da ICF: Noic Garioud e Esperanza Barreras vencem a longa distância
Noic Garioud e Esperanza Barreras vencem a prova de longa distância do Mundial de SUP da ICF, na Tailândia
ALOHA SPIRIT FESTIVAL ILHABELA
Em 2018, durante a etapa do Aloha em Cabo Frio, Chris Parker, editor do site SUP Racer e dirigente do circuito mundial “The Paddle League”, que viajou ao Brasil para ver a prova de perto, foi enfático: “Este foi o maior campeonato de SUP do mundo que vi em 2018!”.
Parker tem conhecimento de causa para fazer tal afirmação. O jornalista e editor do mais influente site especializado em SUP Race do mundo passa o ano inteiro cobrindo competições internacionais ao redor do globo.
Quando informado de que a etapa de Ilhabela tradicionalmente reúne ainda mais remadores Parker disse: “Mal posso esperar para ver isso de perto!”.
Este ano, quem estiver em Ilhabela, poderá conferir de perto grandes nomes do circuito mundial The Paddle League remando lado a lado dos maiores nomes do Brasil. Acrescente esse fato aos sucessivos recordes do Aloha em número de participantes, ano após ano, e temos a expectativa de realizar em águas brasileiras uma das cinco maiores competições de SUP Race do mundo em 2019.
Quando: 13 a 14 de abril.
Local: Ilhabela, SP.
CAROLINA CUP
Anualmente a Carolina Cup atrai milhares de remadores para Wrightsville Beach, na Carolina do Sul (EUA) e, entre eles, nomes de peso do cenário mundial.
O evento é disputado em diversas categorias, níveis, e engloba outras modalidades, o que lhe confere o status de “Festival”.
Este será seu oitavo evento consecutivo e a Carolina Cup tem crescido continuamente a cada ano. De 400 inscritos em 2012, a prova ultrapassou os mil inscritos a partir de 2016 e quer romper a barreia dos 1500 em 2019.
Quando: 24 de abril.
Local: Wrightsville Beach, Carolina do Norte (EUA).
PPG – PACIFIC PADDLE GAMES
Herdeiro direto da icônica Battle of the Paddle, o Pacific Paddle Games (ou simplesmente PPG) é o evento mais aguardado do ano e considerado por muitos o “maior de todos” em “todos os sentidos”.
Isso porque além de há anos romper a barreira dos mil inscritos, é a prova que atrai o maior número de atletas de alto nível do mundo em uma mesma raia. Por isso atrai tanta atenção e respeito. O PPG seria o equivalente à “Copa do Mundo do stand up paddle”.
O evento oferece competições amadoras, profissionais, em diversos níveis e categorias, bem como uma enorme feira ligada ao stand up paddle e uma grande zona de demonstração, onde toda a família pode testar equipamentos das mais diversas empresas do segmento.
Quando: 12 e 13 de outubro.
Local: Doheny State Beach, Califórnia (EUA).
CANAL SUP CROSSING
Até pouco tempo esse era um evento pouco conhecido fora da Grécia, porém, quando as fotos começaram a viralizar pela internet, cada vez mais e mais remadores de todo mundo demonstraram interesse em fazer parte desta prova.
O canal de Corinto, raia da prova, é um canal de navegação que liga o golfo de Corinto com o mar Egeu. A vista é incrível, mas remar por lá é proibido durante todo o ano, exceto um único dia, quanto é realizado o Canal SUP Crossing.
Esse apelo, somado à beleza única do lugar e a uma boa premiação, tornaram esta uma das mais disputadas provas do mundo. Em 2018 foram mais de 500 inscritos e para esse ano a organização espera mais gente ainda.
Quando: 29 de setembro.
Local: Corinto, Grécia.
PARIS SUP OPEN
Essa prova recebe o título de maior do mundo em número de participantes desde 2017. A cada ano, centenas de remadores reúnem-se em Paris para fazer parte dessa grande festa do remo.
Assim como acontece na prova do canal de Corinto, na Grécia, remar no Sena não é permitido em quase todo ano e isso só aumenta o desejo dos participantes em fazer parte dessa prova, sem se importar com o frio intenso do mês de dezembro.
O percurso de 10 km ao longo do Rio Sena, passa por vários pontos de referência parisienses, incluindo a Torre Eiffel e a Catedral de Notre Dame. Com vistas verdadeiramente deslumbrantes sob um ponto de vista único.
Em 2018, devido à onda de protestos em Paris, muitos competidores acabaram por desistir de participar e os organizadores não conseguiram quebrar o recorde de mil participantes na mesma raia de prova, marca que eles esperam alcançar em 2019.
Quando: Mês de dezembro ainda sem dia definido.
Local: Paris, França.