Treinamento intestinal: Potencializando a absorção de nutrientes
Cada vez mais reconhecido entre atletas, o treinamento intestinal busca minimizar desconfortos e otimizar ... leia mais
Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre um momento crítico e essencial na vida de todo esportista: semana pré-prova. A ansiedade nos dias que antecedem o desafio, quaisquer que seja, é grande e, por isso mesmo, existe aquela dúvida sobre o que fazer – e o que não fazer nos treinos.
Primeira coisa: planejamento em primeiro lugar. Converse com seu treinador sobre as provas que estarão na sua temporada justamente para que ele saiba quando deve iniciar o polimento, reservando um momento de descanso adequado para o seu corpo. Lembrando que isso é o descanso é fundamental para que os músculos estejam recuperados no dia da prova, como já falamos no artigo no mês de maio.
Já tive alunos que fizeram treino forte um ou dois dias antes da prova com medo de perder condicionamento ou querendo deixar o corpo “ligado”. Mas, eles se arrependeram pois ficaram cansados no dia da prova em si, tendo um desempenho aquém do esperado. Portanto, reforço que tudo o que precisava ser feito, todo e qualquer ganho, foi construído antes, no decorrer da preparação física e das várias semanas de treino.
Caso não tenha treino previsto na sua planilha, não se preocupe, essa pausa também é planejada pelo seu treinador de acordo com seu objetivo e suas especificidades. Se você é daqueles que opta por provas mais longas, tanto de metragem como de tempo de execução em si, provavelmente o descanso será maior nos dias anteriores, pois você vai precisar dessa pausa e de toda sua energia para estar bem no dia da prova.
Se desejar, prefira os exercícios de mobilidade e alongamento, para ativar os músculos e que não oferecem risco de lesão – aliás, eles previnem potenciais contusões, especialmente por treinamento excessivo e/ou sobrecarga.
Se possível, veja com antecedência se você terá acesso ou não a academia, piscina ou qualquer outro local de treinos que você costuma frequentar às vésperas da sua prova, para que a prescrição dos exercícios seja de acordo com os dias que você tem disponível.
Quando fui para a Itália semanas atrás, para a travessia Capri-Napoli, eu já sabia que não teria como fazer musculação, então no meu planejamento já fiz o que precisava antes, me programei para ficar essa semana “parada”, focando mais em alguns exercícios com elástico e usando meu próprio peso corporal, como agachamento, afundo. Então, esses 4 ou 5 dias antes é muito importante se preparar para eles também.
Dica de ouro: Faça o que você já está habituado(a). A semana da prova tem que ser uma semana tranquila e igual as demais. Cuide da alimentação, evite exageros, não teste nenhuma hidratação nova, opte pelos produtos que você já costuma consumir e se hidrate bastante.
Acho que é isso. Bons treinos, boas provas e voltamos em breve!