Treinamento intestinal: Potencializando a absorção de nutrientes
Cada vez mais reconhecido entre atletas, o treinamento intestinal busca minimizar desconfortos e otimizar ... leia mais
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade St. Andrews, na Escócia, o leite desnatado é a melhor bebida hidratante para nosso corpo.
As soluções de reidratação oral, muito utilizadas por atletas durante provas de endurance, ficaram com a segunda colocação.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas estudaram os efeitos de 13 bebidas comuns quando consumidas no estado euhidratado (nem desidratado nem hiperidratado).
Embora a água faça um bom trabalho em hidratar rapidamente o corpo, de acordo com o estudo, as bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína, fazem um trabalho ainda melhor, mantendo-nos hidratados por mais tempo.
O outro fator que afeta a hidratação de uma bebida está relacionado à sua composição de nutrientes.
Por exemplo, o leite foi ainda mais hidratante do que a água pura, pois contém açúcar, lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, o que ajuda a retardar o esvaziamento do líquido do estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.
O leite também possui sódio, que age como uma esponja e retém a água do corpo e resulta em menos urina produzida.
O mesmo pode ser dito para soluções de reidratação oral que são usadas para tratar a diarreia.
Essas soluções contêm pequenas quantidades de açúcar, além de sódio e potássio, que também podem ajudar a promover a retenção de água no organismo.
Os pesquisadores recrutaram 72 homens saudáveis e fisicamente ativos com idades entre 18 e 35 anos e os dividiram em três grupos.
Durante o estudo, cada participante bebeu água e três das seguintes bebidas que foram escolhidas aleatoriamente para eles: refrigerantes de cola normal e diet, bebida esportiva, solução de reidratação oral, suco de laranja, cerveja Lager, café preto quente, chá preto quente, chá preto frio, leite integral (3,6% de gordura) ou leite desnatado (0,1% de gordura).
Os cientistas rastrearam a produção de urina dos homens após cada bebida para atribuir um índice de hidratação, ou BHI, a cada bebida.
Sucos e refrigerantes – O resultado do estudo também demonstrou que sucos de frutas adoçados e refrigerantes não hidratam de forma eficiente por causa de suas altas concentrações de açúcar.
Quando esse açúcar entra no intestino delgado, a água é retirada do corpo para diluí-lo e isso resulta em desidratação.