Atleta, você já treinou sua mente hoje?

Compartilhe
atleta-treinou-sua-mente
“Se a cabeça não estiver focada e equilibrada, o corpo não vai responder adequadamente aos estímulos”. Foto: Arquivo pessoal Carol Morelli

Olá, pessoal! Como vocês sabem, falamos muito sobre condicionamento físico e como preparar o corpo para a prática desportiva, independente de qual modalidade seja. Mas hoje quero destacar para vocês um trabalho importante, que muitas vezes é deixado de lado: a preparação mental. Quando se fala em desempenho e resultado, se a cabeça não estiver focada e equilibrada, o corpo não vai responder adequadamente aos estímulos, ocasionando queda no rendimento.

É importante destacar que uma mente forte não é apenas aquela que não se abala diante da pressão ou ansiedade. O controle emocional é um fator extremamente importante e muitos atletas já realizam acompanhamento psicológico e terapêutico para ajudar nesse sentido. Mas vale ressaltar que ter um bom controle mental é também estar pronto para reagir, com um raciocínio lógico e rápido, estando atento a tudo e a todos ao seu redor pois isso também influencia na sua prática esportiva.

atleta-treinou-sua-mente
“Quando você treina sua mente, o cérebro fica mais atento aos estímulos visuais. Com sentidos mais aguçados, melhor é a capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas”. Foto: Arquivo pessoal Carol Morelli

As habilidades mentais podem ser trabalhadas e treinadas para melhorar a velocidade de processamento e o tempo de reação. Quando o cérebro desenvolve novas redes neurais, as conexões que ele faz são potencializadas. Como consequência, o corpo e a mente se adaptam mais rapidamente a determinadas situações e circunstâncias. Por isso o atleta consegue render mais nos treinos ou provas.

Quando você treina sua mente, o cérebro fica mais atento aos estímulos visuais. Com sentidos mais aguçados, melhor é a capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas. A longo prazo isso significa mais agilidade e precisão na resposta do corpo aos impulsos gerados durante a atividade física.

Nas últimas semanas, tenho desenvolvido um trabalho junto com a NeuroEsporte, empresa especializada em neurociência aplicada ao esporte. É nítido como treinamentos cognitivos ajudam a melhorar a performance e não falamos apenas de casos envolvendo atletas profissionais. Amadores também podem se beneficiar de um treino mental para atingir suas metas, independente de quais sejam.

Portanto, vale a pena investir um tempo do seu planejamento de treinos e provas para trabalhar sua mente. Além de contribuir diretamente para o seu desenvolvimento físico e saúde mental, o treinamento mental também pode ser dinâmico e intenso, tornando a rotina de treinamentos mais motivante. 

Até a próxima!

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe