
Paddle Sports | Guia para os grandes eventos de fim de ano
Preparamos um guia para você ficar por dentro de todos os grandes eventos que irão rolar nesse final de ... leia mais
Imagem 3D reproduzindo como será a estátua. Foto: Reprodução
A Câmara Municipal de Manhattan Beach, Califórnia (EUA), aceitou por unanimidade a proposta feita pelos membros do South Bay Boardriders Club para a instalação de uma estátua de bronze em homenagem ao paddleboard e à icônica Catalina Classic, prova fundada em 1955 e realizada regularmente na região com largada em Two Harbors, na Ilha de Catalina, de onde os competidores de paddleboard remam por 32 milhas até chegar ao píer de Manhattan Beach.
A estátua, que será instalada no calçadão da praia, reproduzirá um paddleboard de 18 pés de altura sendo segurado por um homem em pé, cercado de cada lado por um homem e por uma mulher remando, cada um em tamanho natural. Os remadores estarão voltados ligeiramente para o norteste, perfeitamente alinhados como se estivessem diretamente em frente à ilha de Santa Catalina.
Tom Horton, presidente do South Bay Boardriders Club, declarou que a iniciativa visa chamar a atenção para um esporte e uma competição que são únicos e tem grande influência na região.
“Prone Paddleboarding tem raízes profundas na Baía do Sul e Manhattan Beach em particular”, disse Horton.
Tom Horton, presidente do South Bay Boardriders Club, discursa na Câmara durante votação do projeto. Foto: Kevin Cody
O Paddleboard foi oficialmente criado em 1928, quando o salva-vidas Tom Blake começou a adaptar as então pouco conhecidas pranchas havaianas de surfe para o salvamento aquático. Quatro anos depois convenceu alguns de seus colegas a testar a utilidade do equipamento remando da Península de Palos Verdes até a Ilha Catalina. As pranchas eram feitas de madeira maciça, mais lentas e menos manobráveis; Blake ainda iria revolucionar a produção de pranchas trazendo uma série de inovações, entre elas, o advento da quilha.
Em 1955, a Câmara de Comércio de Manhattan Beach e o salva-vidas local Bob Hogan organizaram uma corrida de Catalina até o Píer de Manhattan Beach. Nascia então a Catalina Classic.
Horton ressaltou a importância do salva-vidas californiano Tom Blake, a quem é atribuída a criação do paddleboard e de uma série de inovações que iriam mudar para a sempre a evolução de todos os esportes de prancha. Foto: Arquivo Surf Museum.
Horton disse que a competição se mostrou extraordinariamente desafiadora e lembrou da participação do lendário water man Greg Noll, que se perdeu no nevoeiro e foi parar no píer de petróleo de El Segundo.
Apesar disso, o presidente da South Bay Boardriders Club relatou que a prova foi um grande sucesso. Dois anos depois, estima-se que 57 mil espectadores, incluindo estrelas famosas de Hollywood, apareceram no píer para testemunhar a chegada dos competidores em Manhattan Beach.
O comitê responsável pela instalação da estátua dará início a um projeto de captação de recursos. De acordo com os remadores, a escultura deverá ter um custo aproximado de cem mil dólares, que deverá ser custeado pela iniciativa privada. No entanto, a câmara sinalizou favoravelmente a uma participação público-privada à concretização da iniciativa, ajudando na conclusão do projeto.