Luiz Diniz conquista vice-campeonato mundial de SUP Surf em Gran Canaria
Brasileiro Luiz Diniz fica com o vice-campeonato mundial de SUP Surf ao enfrentar o japonês Taka Inoue na ... leia mais
Com o visível crescimento da modalidade, a cada temporada aumenta o número de atletas no alto rendimento no prone paddleboard e o nível fica cada vez mais alto. Consequentemente, fica cada vez mais desafiador para os “medalhões” do paddle nacional, como é o caso de Patrick Winkler, defenderem sua posição como integrantes da seleção brasileira.
Porém, assim como vinho, alguns atletas melhoram o desempenho com o amadurecimento da idade e Winkler mostrou que também está acompanhando a evolução do esporte e se consagrou campeão do Norte Paddle realizado no último final de semana em Ubatuba.
A competição era válida pelo ranking paulista de prone paddleboatrd, e Patrick garantiu seu Tricampeonato da modalidade.
Mas se engana quem pensa que foi uma vitória fácil. O catarinense Nando Grillo, uma das maiores revelações nacionais do paddleboard, veio diretamente de Laguna para participar do evento e, como era de se esperar, deu muito trabalho aos competidores.
Grillo, como é carinhosamente apelidado, ganhou destaque neste ano por ter apresentado extraordinária performance no já tradicional MolokaBRA, ganhando três das quatro provas realizadas.
A disputa do Norte Paddle teve 12Km de distância, com largada na areia, contorno de duas voltas nas duas ilhas da praia do Sapê e chegada com boas ondas na arrebentação. Quem largou na frente foi o “local” Felipe Barone, mas após o primeiro quilômetro de prova, Winkler assumiu a liderança seguindo por Nando Grillo. Com o decorrer da travessia, de maneira continua, o veterano foi defendendo sua posição até a linha de chegada.
“Esta prova em Ubatuba requer qualidades completas de um remador, com habilidade e arrancada para passar a arrebentação, preparo físico e técnica para remar de maneira progressiva no contravento e experiência para descer “bumps” de downwind e boas ondas na linha de chegada da prova”, declarou Patrick Winkler, que tem um carinho especial pelo município de Ubatuba.
“Eventos como o da praia do Sapê, são muito similares aos que são realizados em campeonatos mundiais da federação, o tradicional ISA World SUP and Paddleboard Championship”, acrescenta Winkler, que já defendeu a seleção brasileira por quatro vezes.
“Vir de Santa Catarina para remar com os melhores do paddleboard e rever meus grandes amigos é bom demais. Adorei competir no Norte Paddle, nesta maravilhosa praia de Ubatuba”, comenta Nando Grillo.
Ao final da prova, a medalha de bronze ficou com outro veterano, o santista Rogerio Melo, que também já defendeu o Brasil em campeonato mundial da ISA, no ano de 2019 em EL Salvador.
Para quem acompanha os eventos de paddleboard, a temporada 2021 ainda não acabou e no dia 19 de dezembro na cidade de Santos, a modalidade será uma das principais atrações do 4º Festival Brasileiro de Remada, que simplesmente é o evento mais tradicional do cenário nacional.
Patrick Winkler (SP) 1h 23 min
Nando Grilo (SC) 1h 25 min
Rogerio Melo (SP) 1h 32min
Vale destacar, também, a participação feminina no prone paddleboard, cada vez maior, que será tema de outra matéria a ser publicada em breve.
Os resultados completos de todas as modalidades e categorias podem ser conferidos em nortepaddle.com.