Expedição Anamauê está prestes a alcançar o RJ
Depois de passarem pela capital do Espírito Santo, Vitória, a 4ª edição da Expedição Anamauê está prestes ... leia mais
Um dos melhores documentários já realizados para o paddleboard é o filme: A Date with the strait , produzido pelo Red Bull TV. Este trecho é um dos mais inconstantes de todo o globo terrestre, com ondas gigantes, presença em massa de todas as espécies de tubarões e a temperatura da água inferior a 10ºC.
O desafio nasceu de um antigo sonho de Zab Welsh, que é um dos melhores remadores de prone da Austrália e de toda a história.
Para concretizar a travessia, convidou outros dois heróis da modalidade: o compatriota Brad Gaul e o norte-americano Jack Bark.
Em comum, todos os três remadores já foram campeões da travessia mais famosa do mundo, a M2O (Molokai 2 Oahu, no arquipélago do Havaí).
O Estreito de Bass, é o trecho que separa o sul continental australiano da Tasmânia e que também separa o Oceano Indico do Oceano Pacifico.
Basicamente há duas maneiras de completar a travessia: em linha reta totalizando 240 quilômetros, ou contornando as ilhas ao sul de Torquay, neste caso totalizando 300 quilômetros, mas com parada em ilhas, aparentemente “seguras”.
Além da Red Bull, os três atletas tiveram suporte da Surftech (maior produtora de prone paddleboard dos Estados Unidos).
Munidos de um barco com primeiro socorros e comida, pranchas e wetsuits da melhor qualidade e o auxílio do remador de Surfksi, Dean Gardiner, para facilitar a comunicação entre atletas e o barco, a travessia foi um “perrengue”.
Durante o documentário é claramente visível o esgotamento físico de Wesh, Gaul e Bark. A habilidade, navegação e alternância de liderança, fortaleceram os três remadores durante toda a travessia.
Às vezes atingindo alto rendimento nas remadas e outras partes da travessia com velocidade não tão rápida, o grupo de remadores tenta a todo momento se manter motivado e com foco explicito: chegar remando à tasmânia.
Muitos consideram estra travessia do estreito de Bass, como a mais difícil da história do prone paddleboard. Lógico que existem outras tantas travessias desafiadoras ao redor do mundo, incluindo o percurso entre o Alaska e o México, realizado pelos irmãos Casey e Ryan Higginbotahm.
Os irmãos realizaram a travessia no semestre passado e em breve irão lançar o documentário By Hand no circuito comercial.
A Date With the Strait ou, em português, Um Encontro com o Estreito, tem duração de uma hora com excelente roteiro e as belas imagens do selvagem mar do sul da Austrália, demonstrando preparado físico, navegação e trabalho em grupo.
Boa diversão!
Patrick Winkler
Top 6 ISA Games (campeonato mundial de paddleboard), El Salvador 2019;
Top Ten ISA Games (campeonato mundial de paddleboard), China 2018;
Top Ten ISA Games (campeonato mundial de paddleboard), Dinamarca 2017;
Molokai 2 Oahu finisher 2017.