UFF lança Mapa das Atividades e Esportes Náuticos de Niterói

Compartilhe
Simpósio Niteroiense de Va’a
Universidade Federal Fluminense (UFF) acaba de lançar o Mapa das Atividades e Esportes Náuticos de Niterói online. Foto MOVER – Remada Rosa Niterói

UFF lança Para quem procura conhecer e aperfeiçoar-se em esportes náuticos com atletas experientes e apaixonados, a Universidade Federal Fluminense acaba de lançar o Mapa das Atividades e Esportes Náuticos de Niterói online.

Uma das principais características do município de Niterói, no Rio de Janeiro, é sua cultura náutica esportiva. Conhecida como a cidade campeã da Vela e capital nacional da Canoa Havaiana, Niterói possui atributos geográficos e naturais propícios para a prática de diversos esportes náuticos como o iatismo, surf, bodyboard, windsurf, Va’a e outros.

O mapa online, que está disponível para consultas a partir deste mês, é um dos resultados alcançados pelo projeto de pesquisa Turismo Náutico em Niterói. A equipe de pesquisa da UFF identificou e rastreou com dados de satélite todas as atividades e esportes náuticos em andamento na cidade, com o propósito de estimular o lazer e o turismo neste segmento que desponta como uma das principais tendências para a retomada econômica pós-pandemia.

São mais de 250 pontos georeferenciados indicando picos de surfe, iate clubes, locais de pesca, escolas de canoa havaiana, escolas de vela, projetos sociais, quiosques em praias, dentre outros serviços da cadeia náutica da cidade.

O mapa recebe sugestões e tem atualizações constantes e pode ser acessado AQUI.

O projeto Turismo Náutico em Niterói também promove os eventos esportivos, atletas da região, ações de educação ambiental e esportiva por meio do seu perfil no Instagram: @turismonautico_niteroi.

Equipe A equipe do projeto é composta por pesquisadores da Faculdade de Turismo e Hotelaria, do Mestrado em Turismo e do Departamento de Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF.

● Coordenadora – Verônica Feder Mayer, doutora em Administração – Universidade Federal Fluminense – Professora Associada da Faculdade de Turismo e Hotelaria, Vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo PPGTUR-UFF.

● Vice-coordenador – Marcello de Barros Tomé Machado, doutor em Geografia – Universidade Federal Fluminense – Professor Associado da Faculdade de Turismo e Hotelaria, Coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo PPGTUR-UFF.

● Pesquisador – Gabriel Marcuzzo do Canto Cavalheiro, doutor em Administração – Universidade Federal Fluminense – Professor Adjunto do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense (UFF).

● Pesquisador – Ambrozio Correa de Queiroz Neto, doutor em Turismo – Professor associado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professor – Professor Adjunto

● Pesquisadora – Mariana Brandão Cavalheiro, doutora em administração – Universidade Federal Fluminense – Bolsista de Pós-doutorado pelo PPGTUR UFF (Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense).

● Pesquisadora – Aline Barbosa Tinoco Luz – Universidade Federal Fluminense – Bolsista de Mestrado pelo PPGTUR UFF (Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense).

● Pesquisadora – Thamyres Ramos da Rocha – Universidade Federal Fluminense – Pesquisadora e Mestranda do PPGTUR UFF (Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense).

● Pesquisadora – Helena de Sant’ Anna Barra– Universidade Federal Fluminense – Bolsista de Graduação pela Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense.

● Pesquisador – Lucas de Melo Freitas– Universidade Federal Fluminense – Bolsista de Graduação pela Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense.

● Pesquisadora – Éricka Cristina Vaz Silva de Abreu – Universidade Federal Fluminense – Pesquisadora Bacharel em Turismo pela Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense.

Contato para maiores informações: turismonautico.fth@id.uff.br

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp.

Compartilhe