Pesquisa de doutorado transforma resíduos plásticos em pranchas esportivas

Compartilhe
resíduos plásticos em pranchas esportivas
Doutoranda, Leticia Parada desenvolveu uma metodologia de reciclagem mecânica, sem o uso de aditivos químicos, que envolve a transformação dos plásticos coletados nas praias em handboards, pranchas para a prática de bodysurf. Foto: Arquivo pessoal

No litoral paulista, a profissional de Educação Física e especialista em Educação Ambiental Leticia Parada, agora doutoranda em Ciência e Tecnologia Ambiental, utiliza o esporte como ferramenta de enfrentamento da problemática dos plásticos nas praias

O esporte sempre esteve presente na vida de Leticia Parada, pesquisadora e professora de Educação Física nas escolas da Prefeitura de Praia Grande (SP). A arte de desafiar ondas surfando com o próprio corpo ao mesmo tempo em que é proporcionado um contato especial e direto com o oceano fez com que Leticia se apaixonasse pelo bodysurf, tornando-se uma praticante assídua do esporte.

No entanto, a presença massiva de lixo nas praias que frequentou ao longo de muitos anos levou a um incômodo que se transformou em uma missão. No caminho para o mar e até mesmo em dias que não havia onda, Leticia coletava os lixos que encontrava nas praias e compartilhava no Instagram para estimular outras pessoas a fazerem algo semelhante, de modo a zelar e preservar a natureza.

Seu apreço pelo ambiente natural, em especial pelos oceanos, serviu de motivação para ingressar no curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental (Universidade Santa Cecília) com o intuito de estabelecer uma aproximação maior entre o esporte e o meio ambiente, a ponto de propor mudanças práticas e efetivas. Nesse sentido, seu projeto de pesquisa do Doutorado conta com o monitoramento de resíduos que alcançam a praia do Sangava (Guarujá, SP), local muito frequentado por remadores amadores e profissionais. Assim como a doutoranda desenvolveu uma metodologia de reciclagem mecânica, sem o uso de aditivos químicos, que envolve a transformação dos plásticos coletados nas praias em handboards, pranchas para a prática de bodysurf.

resíduos plásticos em pranchas esportivas
As pranchas são 100% feitas por plásticos retirados dos mares e areias das praias do litoral brasileiro, sem a necessidade de aplicação de aditivos. Foto: Arquivo pessoal

Desde 2019, quando foi voluntária no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e morei na ilha, Leticia começou a estudar sobre a reciclagem de plástico e passou a buscar financiamento em prol de uma proposta de reaproveitamento deste material, onde a economia local, o esporte e os oceanos seriam os grandes beneficiados. “Quatro anos depois, muita coisa mudou na minha vida e esse propósito não se perdeu ao longo do caminho, pelo contrário, cresceu muito. Felizmente conseguimos desenvolver pranchas 100% compostas por plásticos retirados dos mares e areias das praias do litoral brasileiro, sem a necessidade de aplicação de aditivos”, conta a bodysurfer.

Além das handboards, Leticia está desenvolvendo outros materiais para a prática de esportes de praia, que em breve serão compartilhados nas redes sociais. O fato é que a presença de plástico nas praias e nos oceanos é uma preocupação mundial e, portanto, requer múltiplas soluções, não se restringindo somente a reciclagem. Com isso, o projeto de Doutorado prevê o desenvolvimento de uma metodologia de educação ambiental capaz de estimular a percepção ambiental de frequentadores de praias (participe da pesquisa AQUI).

resíduos plásticos em pranchas esportivas
Além das handboards, Leticia está desenvolvendo outros materiais para a prática de esportes de praia, que em breve serão compartilhados nas redes sociais. Foto: Arquivo pessoal

Para tal, o esporte é utilizado como instrumento de engajamento e conexão do ser humano com o problema da poluição plástica, já que ao interagir com a natureza o indivíduo tende a se preocupar com a preservação do ambiente em questão, conforme comprovado anteriormente por pesquisadores.

E considerando que as crianças e os adolescentes também são peça-chave no enfrentamento da poluição plástica nos oceanos, as etapas seguintes do projeto abrangem a participação do público escolar nos processos de coleta de plástico, reciclagem e vivências no campo da educação ambiental.

“Somos responsáveis pela manutenção dos bens e serviços ecossistêmicos, sendo que o contato com o ambiente natural através do esporte está incorporado nessa perspectiva. A luta pela sobrevivência humana envolve um olhar inteligente e consciente frente à problemática do uso e descarte dos plásticos. Afinal, a existência da vida humana tem conexão direta com a ‘saúde’ dos oceanos”, afirma Leticia.

Sob orientação da Profa. Dra. Helen Sadauskas-Henrique (LEBIO-Unisanta) e a colaboração de Caio Reis, engenheiro civil e mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental (Unisanta), o projeto de pesquisa do Doutorado de Leticia Parada está previsto finalizar no ano de 2025.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe