Aloha Spirit divulga datas das etapas em 2024

Compartilhe
Aloha Spirit 2023
Aloha Spirit Festival divulga datas de 2024. Foto: Fabio Mota

Como já vem sendo feito há mais de uma década, o Aloha Spirit escolhe e lança datas da próxima temporada no máximo até a primeira quinzena de outubro, e para quem acompanha o evento há anos sabe que ao longo de mais de 40 edições e 14 anos de existência, estas datas são sempre cumpridas.

O evento que surgiu em 2009 até hoje só cancelou uma etapa, no ano de 2010. Prova que seria realizada em Maresias, litoral norte de São Paulo, e precisou trocar outras duas, uma delas este ano, pois estava junto com a data do Brasileiro de Sprint Va’a – mudança que foi feita apenas para atender atletas que irão para Brasília, mas que também competem o circuito Aloha Spirit e querem ser campeões para conquistar a recém-lançada “BLACK MEDAL”, medalha preta, conferida apenas aos campeões do ano desde que a categoria esteja de acordo com as exigências no regulamento.

Veja também > Mundial da ISA: David, Paula e Roseli classificados para as finais do Race Técnico

“A antecedência de datas nos ajuda pois o Aloha Spirit não é um campeonato de apenas uma modalidade, ele envolve seis modalidades e precisa sempre tentar criar o menor impacto possivel nos mais diversos calendários de cada uma delas, além disso este habito surgiu principalmente para que o atleta possa se preparar, com o bolso e treinos, para as provas do ano que ele escolheu participar”.

A mudança na data desta última etapa gerou bastante trabalho e dúvidas, pois até poucas semanas atrás não se sabia ainda qual seria em qual cidade ela seria realizada. Atipicamente três cidades haviam demonstrado interesse em sediar esta última data, uma delas até havia fechado, mas declinou por conta de cortes inesperados na arrecadação do município e a escolha recaiu para Ilhabela.

No próximo ano o Aloha virá cheio grandes mudanças em relação a categorias e formatos, esta é uma aposta para tentar se diferenciar do que vem sendo feito até hoje. Esta regra se aplicará principalmente na Va’a e na Maratona Aquática, modalidades que tem um cardápio enorme de eventos pelo Brasil.

Além das etapas nacionais a marca Aloha Spirit apresentará etapas regionais e outras dedicadas exclusivamente a uma única modalidade; para a Va’a, o sucesso do Triângulo de Fogo fez com que a Ecooutdoor desenhasse etapas exclusivas ao longo do ano.

SOBRE O TRIÂNGULO DE FOGO

O sucesso do formato fez com que a Ecooutdoor desenhasse etapas exclusivas para este formato, com a possibilidade de participação de muitas equipes e não apenas 20, o formato inclui repescagens, o que torna maior a participação de cada equipe inscrita, ou seja se a equipe perde ela não vai embora para casa imediatamente, ela ainda disputa baterias de para tentar recolocação.

Aloha Spirit 2024
O sucesso do formato fez com que a Ecooutdoor desenhasse etapas exclusivas para este formato, com a possibilidade de participação de um número maior de equipes. Foto: Divulgação Aloha Spirit Festival

Existirão etapas classificatórias e a final onde apenas as equipes melhor classificadas nestas etapas irão para a grande final. O Aloha Spirit pretende 3 etapas classificatórias e 1 que será a grande final. A única etapa que não será exclusiva para triangulo de fogo será a etapa Saquarema, que por ser realizada em 10 dias, conseguirá abrigar o Triangulo de Fogo e receber muitos times de todo o Brasil.

Todas as datas escolhidas já estão certas faltando apenas a divulgação das cidades, e isso só será feito quando a negociação estiver 100% certa.

ETAPA EXCLUSIVA PARA STAND UP PADDLE

Bonito no Mato Grosso do Sul receberá de maneira inédita o Aloha Spirit Stand Up Paddle, evento que atenderá os amadores e suas distancias, assim como os profissionais. O Aloha Spirit também retoma o projeto INDOOR etapa em piscina. Em breve mais informações.

APNEIA

O evento está trabalhando para tornar a competição oficial, internamente já foi estudado este formato, aprovado, e agora é iniciar conversas com a entidade que rege a modalidade. Em paralelo o festival busca um patrocinador exclusivo deste segmento para patrocinar a área de competição e seus juízes.

ansiedade pré-prova
Apneia pode se tornar um evento oficial em 2024. Foto: Fabio Mota

MARATONA AQUÁTICA

Será apresentado em breve o formato de provas dentro do festival, mas já é certo que o modelo corriqueiro, encontrado em muitas provas de Maratona Aquática, não fará mais parte do Aloha. Internamente, fala-se bastante em revezamento, travessia de um ponto a outro, mas o que é certo é que a natação noturna vai continuar e ser incrementada com muitas luzes.

Aloha Spirit 2024
Prova noturna de maratona aquática continua em 2024. Foto: Divulgação Aloha Spirit

DATAS CONFIRMADAS EM 2024

22 a 24 de março / 1ª Etapa Campeonato 2024 / Local a confirmar. Tradicional mês em que há 12 anos o Aloha Spirit abre o circuito, etapa com todas as modalidades que já acontecem no festival. Esta etapa terá a cidade confirmada a qualquer momento, entre elas: Ilhabela, Florianópolis, Fernando de Noronha, Caraguatatuba e Santos.

12 a 14 de abril / Bonito MS. Etapa exclusiva para Stand Up Paddle e além da grande festa amadora que já acontece no festival, a etapa será brasileiro da modalidade pela CBsurf e seletiva para o mundial.

26 a 28 de abril / 1ª Etapa Triângulo de Fogo Esta etapa terá a cidade confirmada a qualquer momento

17 a 26 de maio / 2ª Etapa Campeonato 2024 e 2ª Etapa Triângulo de Fogo / Saquarema RJ. A cidade já bateu o martelo e pela terceira vez receberá o evento. Sim, você não leu errado, poderão ser 10 dias de evento e a Ecooutdoor apresentará este novo formato chamado de “Grand Slan”. A etapa se apoiará em competições no mar e na lagoa, com duas arenas montadas, mas em Itaúna além das competições, muitas outras coisas vão acontecer como cinema ao ar livre, música ao vivo, clínicas internacionais entre outras atrações. Esta já pode ser anotada como uma etapa imperdível. A etapa poderá ser válida para o Brasileiro de Stand Up Paddle Race, Surf e Longboard pala CBsurf.

14 a 16 de junho / Etapa Regional Nordeste / Local a confirmar. O Evento volta ao nordeste pois o cenário na parte de cima do país é surpreendente e de alto nível técnico, em todas as modalidades. O Aloha já ousou anteriormente com dois anos de realização, 2016 e 2017 em Salvador BA, mas as coisas mudaram, e contemplar um outro pedaço do nosso país é uma obrigação. Etapa Regional é aquela que se apresenta com o mesmo capricho estético, mas é estruturalmente menor.

23 a 25 de agosto / 3ª Etapa Campeonato 2024 / Local a confirmar. Esta etapa terá a cidade confirmada a qualquer momento, entre elas: Ilhabela, Florianópolis, Fernando de Noronha, Caraguatatuba e Santos.

20 a 22 de setembro / 4ª Etapa Campeonato 2024 / Local a confirmar. Esta etapa terá a cidade confirmada a qualquer momento, entre elas: Ilhabela, Florianópolis, Fernando de Noronha, Caraguatatuba e Santos.

ALOHA SPIRIT TV NESSA TERÇA-FEIRA (16) ÀS 20H

Hoje as 20 horas o Aloha Spirit Midia exibirá um programa ao vivo para o lançamento destas datas e explicações detalhadas sobre o que entra, o que sai, entre outros detalhes.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe