Caio Vaz em defesa de São Conrado
Bicampeão mundial de SUP e sua namorada, Isabella Santoni, comandam a “Pegada do Bem”, evento em prol do ... leia mais
Vizinha de Maui, Lanai a sexta maior ilha do Havaí, tem sido alvo de sucessivas denúncias de moradores locais contra o bilionário Larry Ellison.
Um dos fundadores da empresa de tecnologia Oracle, Ellison tem um patrimônio avaliado em US$ 90 bilhões e é dono de 99% das terras de Lanai, para onde se mudou após o início da pandemia de covid-19.
Segundo reportagem recente da Bloomberg Newsweek, desde que passou a viver em Lanai, o bilionário está tornando a vida de seus moradores um tanto mais difícil.
De acordo com a publicação, Ellison tem comprado muitos dos negócios locais, dificultando a concorrência e reduzindo as possibilidades de ganhos de empreendedores e empregados. Além disso, os contratos de locação de imóveis para pequenos negócios locais agora têm duração de apenas 30 dias, ante os cinco anos previstos nos contratos anteriores.
Quem busca um aluguel residencial também tem tido dificuldades. A chegada de trabalhadores da construção para as obras planejadas pelo bilionário e dos funcionários dos hotéis têm aumentado a especulação imobiliária, expulsando os moradores locais, diz a publicação.
Isso tem feito com que famílias que moram a gerações em Lanai sejam “expulsas” de sua própria ilha por não terem condições de permanecer lá.
Larry Ellison adquiriu 99% de Lanai em 2012 e desde que se mudou em definitivo para lá vem transformando a ilha, de um local pacato habitado por uma pequena comunidade de havaianos, em ponto de encontro de ricaços e celebridades. Saem as canoas entram os iates e jatinhos com amigos de Ellison, como o dono da Tesla, Elon Musk, e o ator Tom Cruise.
Outro bilionário, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e CEO da Meta, também tem sido alvo de protesto de havaianos devido a suas ações em outra ilha do Havaí: Kauai.
Em 2014, Zuckerberg comprou uma área enorme da ilha, onde estão uma praia pública e uma fazenda de gado e, desde então, tem feito compras sucessivas de terras em Kauai.
Segundo reportagem do Insider, em 2021 ele comprou mais 110 acres (44,5 hectares) de terras na ilha. A compra custou U$ 17 milhões. Com isso, ele tem agora um total de 1.500 acres em terras na costa norte de Kauai.
Os preços de alugueis já disparam na ilha e Kauai começa a experimentar um êxodo semelhante ao que ocorre em Lanai.
Mas nem mesmo as ilhas mais populosas estão livres dessa ameaça. Em novembro de 2021, Jeff Bezos, dono da Amazon, adquiriu uma enorme propriedade de 14 acres em Maui, avaliada em US$ 78 milhões.
As ações de bilionários como Zuckerberg e Ellison tem sido alvos de constantes protestos de havaianos, que consideraram a compra de terras como “uma nova monarquia”.