Pescador filma ‘mar de lixo’ e desabafa: “E nossos netos?”

Compartilhe

A imagem da pesca de um “mar de lixo” divulgada por um pescador no início desta semana vem causando revolta e indignação.

O profissional da pesca, que não se identificou, coletou em sua rede cerca de 500 kg de lixo do mar, em Santos (SP), na última segunda-feira (9).

Como uma forma de protesto, o trabalhador gravou um vídeo de apelo, no qual passa uma mensagem de conscientização para a população:

O que nós vamos deixar para nossos filhos e netos? Mar de lixo?” reclama o profissional de pesca.

Ele continua: “Olha esse tanto de lixo, tem mais de 500 kg aqui. Vê se tem cabimento isso aqui?“, e completa: “O câncer do mar é a sociedade“.

Sobre o lixo no mar de Santos

A cidade descarta no mar cerca de 60 toneladas de resíduos sólidos por dia, de acordo com um estudo feito em cooperação entre Abrelpe, Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA) e Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santos, com o apoio da Agência de Proteção Ambiental da Suécia.

O trabalho também ressalta que apenas 20% do lixo maritimo provém do porto ou da pesca, em contraste com os 80% de lixo produzido e descartado incorretamente pela área urbana.

Segundo os dados do Instituto Mar Azul (IMA), quase metade de todo o microlixo recolhido nas praias de Santos em 2019, era plástico equivalendo a 48% do total. 

Compartilhe