Baleia Jubarte é encontrada morta no litoral norte de SP

Compartilhe
baleia jubarte morta em juquehy
Técnicos do Instituto Argonauta irão investigar a causa da morte. Foto: Reprodução/ Instituto Argonauta

Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta na praia de Juquehy, São Sebastião (SP), nesta segunda-feira (31).

Uma equipe do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, foi acionada para atender uma ocorrência e contatou que se tratava de um filhote, com cerca de 7 metros, já em estado de decomposição.

Os técnicos agora farão um exame de necropsia para identificar a causa da morte, esperando a maré baixar para avançar com a investigação.

Segundo declarou a bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora das atividades do Instituto Argonauta na região, a coleta de amostras de gordura e órgãos do animal serão importantes para saber mais sobre as causas da morte e da ocorrência da espécie na região.

A baleia jubarte saiu a pouco da lista de animais ameaçados, sendo enquadrada no status segura/pouco preocupante ou Least Concern, em inglês (LC).

Geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quente e limpas.

Sobre o Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

O serviço de resgate de animais marinhos através do Instituto Argonauta pode ser acionado pelo telefone (12) 3833-4863.

Compartilhe