Após acidente, cidade de Ubatuba pode proibir o uso de foil nas ondas

Compartilhe
Ubatuba proibe foil
Reprodução do momento do impacto. Segundo relatos, o surfista de foil estava sendo impulsionado por uma embarcação a motor demasiadamente próxima da linha da arrebentação.

Poucos dias após liberar a prática do surfe durante os dias da semana, a cidade de Ubatuba se vê envolvida em uma nova polêmica relacionada aos water sports.

Um acidente na água, entre um surfista de foil e um longboarder, gerou debates acalorados nas redes sociais após a divulgação de um vídeo mostrando o ocorrido.

Nas imagens, o surfista de foil desliza por uma onda, em meio a uma grande quantidade de surfistas, até atingir em cheio um longboarder que vinha na direção oposta.

O incidente motivou a Associação Ubatuba de Surf (AUS) a fazer um pedido junto às autoridades, pela suspensão da prática do Foil nas ondas até que se delibere uma regulamentação com regras pela prática segura da modalidade.

O acidente

De acordo com a AUS, o surfista de foil estava sendo puxado por uma lancha bem próxima à área onde estavam os surfistas de pranchinha, inclusive com a presença de crianças.

Além disso, segundo os relatos, a embarcação a motor que puxava o surfista de foil nas ondas, estaria demasiadamente perto da linha da arrebentação, o que é ilegal.

A entidade informou ainda, em nota oficial, que os responsáveis não são moradores de Ubatuba e terão que arcar com eventuais danos causados ao longboarder.

Estamos em um processo de flexibilização do surfe e pedimos responsabilidade e a ajuda da comunidade local para que as pessoas voltem a surfar dentro dos dias autorizados e com segurança”, diz o comunicado.

A Associação ainda esclarece que vai estudar medidas para retomar a prática segura do foil às ondas da cidade.

A deliberação de retorno a esta atividade carecerá de análise minuciosa e regras seguras para a prática do esporte, através da criação de uma comissão para dar sugestões e diretrizes”, finaliza a AUS.

E enquanto isso, a suspensão da prática e a possibilidade de proibição divide opiniões na cidade.

Assista ao acidente envolvendo o foil

Compartilhe