De olho no coração: qual a frequência cardíaca ideal?
Monitorar a frequência cardíaca durante o exercício é muito importante para determinar a qualidade de ... leia mais
Olá amigos do Aloha Spirit Mídia! Estamos no verão e muitos nadadores tiram o fim de semana e feriados para ir para a praia. Sugiro, então, que alguns de vocês aproveitem a oportunidade para fazer um treino no mar, rio ou represa. Além de refrescar, você pode ter uma série de ganhos técnicos, melhorando sua preparação para os desafios da temporada 2022.
Treinos ao ar livre são ótimos para que o nadador adquira autoconhecimento, faça uma variação de estímulos e aumente a sua percepção técnica. Você pode, por exemplo, marcar visualmente um espaço de 100 metros, de um ponto a outro, ou ainda escolher 3 pontos de referência, simulando um circuito, e em cada trecho variar a intensidade (A1, A2 e A3).
Ter seu ritmo bem definido, sabendo o que é forte, moderado e fraco, faz com que você não perca o fôlego durante a prova e também monte a melhor estratégia para atingir um determinado resultado.
Aproveite para testar a hidratação ou mesmo aquela roupa de borracha nova. No caso da hidratação, é fundamental testar todos os alimentos e suplementos que você pretende usar na hora da prova para que você tenha certeza de que seu organismo estará adaptado, sem correr o risco de problemas estomacais.
Se você pretende fazer provas mais longas, o ideal é que sejam ingeridos pequenos volumes a cada 20 ou 30 minutos, evitando desidratação e fadiga precoce. Independente da distância, procure um nutricionista, ele certamente irá te ajudar a montar uma hidratação em que você tenha um controle mais eficiente da perda calórica, dando mais energia para concluir o seu desafio.
Eu sempre digo principalmente para aqueles que estão iniciando na maratona aquática que os treinos externos são muito importantes para ajudar a encarar as águas salgadas e doces com mais tranquilidade. Se você já está se sentindo seguro na piscina, tem nadado continuamente por um tempo mais longo (sem colocar o pé no chão ou se apoiar na borda), aproveite o verão e os passeios para ficar confortável no fundo, evitando, por exemplo, crises de pânico.
É também uma chance de treinar sua flutuabilidade. Além disso, é uma ótima oportunidade para praticar a navegação (respiração frontal), um fundamento essencial nas águas abertas. Quanto mais você praticar, mais qualidade técnica terá na execução do movimento.
Mas, a principal dica, independente de qual seja o seu nível técnico, é a sinalização. Use boia de segurança e touca chamativa pois em muitos casos, barcos e lanchas podem ter dificuldade em visualizar sua presença na água e um acidente grave pode acontecer.
Se possível, não treine sozinho, tenha a companhia de amigos ou de pessoas mais experientes na maratona aquática, seja dentro ou fora da água. Caso aconteça uma câimbra, um enjoo ou outro tipo de emergência, tem alguém próximo para te socorrer.
É isso, espero que o treino de vocês seja produtivo e nos vemos em breve!