Consequências diretas e influências positivas da coordenação do nado

Compartilhe
coordenação do nado
Um boa performance na natação está diretamente associada à uma boa coordenação entre mãos, pernas, rolamento de tronco e respiração. Foto: Daniel Righetti

Fala, moçada! Hoje gostaria de trazer para vocês um fundamento essencial para melhorar a performance na natação em águas abertas: a coordenação do nado.

É muito importante destacar que quando falamos de coordenação, não se trata apenas da coordenação motora do atleta para executar os movimentos necessários para a prática. A natação é uma modalidade que trabalha todos os grupos musculares e quando se fala em desempenho, tempos mais baixos, nada disso é possível se o nadador não tiver uma boa coordenação entre mãos, pernas, rolamento de tronco e respiração.

Veja também > Pernada: como ser mais eficiente e nadar melhor

A movimentação dos membros inferiores é a principal responsável pela manutenção da posição horizontal e sustentação dos nadadores. O ritmo das pernadas deve ser constante para não cairmos na inércia, causando maior gasto energético e menor rendimento. A ação dos membros superiores têm função primordial no deslocamento do nadador, ou seja, a braçada é a principal ação propulsiva que o atleta tem a sua disposição.

O rolamento de tronco ou movimento axial facilita a recuperação do braço já trabalhado, minimizando o efeito de arrasto em ambos os ombros. Além disso, durante o rolamento o membro superior que está tracionando consegue envolver na braçada um número maior de músculos responsáveis pelo movimento.

Quando falamos em respiração, sabemos que quanto mais ar nos pulmões, mais o corpo flutua e menos arrasto com a água ele tem. Quando você condiciona o nadador a ficar o maior tempo possível com o ar retido nos pulmões, a posição do corpo do nadador praticamente não sofre alterações durante a respiração técnica. Caso contrário, o corpo do nadador irá oscilar, prejudicando seu desempenho.

Portanto, a sincronização desses movimentos está longe de ser uma mera especificidade técnica. A ação conjunta dos membros inferiores e superiores, rolamento de tronco e da respiração melhora diretamente a capacidade física do atleta, trazendo mais agilidade, equilíbrio e amadurecimento corporal. O resultado é uma melhora significativa do rendimento do nadador.

Não é à toa que a natação é um dos esportes mais completos. Sua execução exige do praticante a movimentação do corpo todo, de maneira harmoniosa e, logicamente, coordenada, onde cada ação depende da outra.

Espero mais uma vez ter ajudado vocês a melhorarem seus treinos! Voltamos logo mais com mais dicas! Abraços!

Compartilhe