Maratona aquática: como escolher uma prova?
Samir Barel, especialista em maratonas aquáticas, discute considerações essenciais ao selecionar uma competição
Olá pessoal, hoje vamos falar sobre aquecimento. A prática é extremamente importante antes de iniciar qualquer atividade física uma vez que aumenta capacidade das articulações e proporciona maior do fluxo de sangue para músculos e tecidos, diminuindo o desconforto do início dos exercícios e, consequentemente, o risco de lesões.
Você pode aquecer diretamente na água. Em média o aquecimento será 15% a 20% de seu treino, isto dependerá da fase de sua periodização e especificidade da prova, por isso é fundamental a orientação de um profissional. Também é importante que fazer exercícios fora da água, com movimentos que estimulam a circulação sanguínea, respiração, coordenação, ativação articular e alongamento.
Então por onde começar? Durante os treinos, inicie em ritmo MUITO LEVE, com atenção na técnica, sensibilidade na puxada, coordenação, alteração da respiração e lubrificação das articulações. Desta forma reduzirá risco de lesões e terá um maior rendimento durante o treino.
Nas provas, realize o aquecimento de preferência 10 minutos ANTES da prova. Algumas competições podem não permitir a entrada na água nesse período, por isso é importante prestar atenção nas orientações dos organizadores e se adaptar às circunstâncias. Caso não possa aquecer antes da prova, se movimente muito antes de entrar na água, ative sua circulação, articulações e faça um pouco de alongamento. Após realizar toda estimulação faça aquecimentos mais intensos, progressivos e que simulam o início da prova que você fará.
Uma dica legal de aquecimento é entrar na água, molhar punhos, nuca e rosto. Fazer 40 braçadas tranquilas, alongadas e na sequência 10 braçadas um pouco mais rápidas, acelerando também o batimento se pernas. Mas fique ligado, não é tiro! É somente um estímulo diferente para acelerar o metabolismo. Repita esse procedimento de 3 a 5 vezes e pronto! Está aquecido(a)!
Cada atleta possui sua individualidade no TEMPO de aquecimento… Alguns aquecem 2 minutos, outros 5, 10 e assim por diante. Teste nos seus treinos qual o tempo ideal para o seu copo “ligar”. Lembre-se que quando nadar uma distância mais longa é preciso GUARDAR energia para a prova! Segure a ansiedade e aqueça somente o necessário para ativar seu corpo e seus sentidos.
Atenção para o EXAGERO, tanto para mais como para menos. Certa vez eu estava tão “pilhado” e preocupado em não perder condicionamento que aqueci demais e hora da prova estava cansado… Não aquecer também pode ser uma furada. Pense que os músculos são como elásticos de borracha. Imagine ainda que o dia está frio, logo eles estão mais rígidos e tensionados. Se pegarmos um elástico de borracha rígido e tentarmos esticar, ele pode se partir, não é mesmo? Com os músculos é bem parecido, sem uma preparação você pode ficar dolorido ou problemas, por exemplo, uma super extensão.