Sai a primeira pesquisa sobre os impactos da COVID-19 na Indústria de Esporte e Fitness

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Feira de surfe e stand up paddle cancelada durante a crise do covid-19
Como esperado, a COVID-19 atingiu em cheio o mercado de esportes, mas alguns setores obtiveram crescimento. Foto Reprodução

Uma pesquisa realizada pela SFIA (Associação da Indústria de Esporte e Fitness) sobre os impactos causados pelo COVID-19 confirmou a tendência de quedas drásticas e sem precedentes na receita de empresas ligadas ao setor de esportes e fitness nos EUA.

Com o início da pandemia do novo coronavírus, grande parte dos negócios de varejo de esportes parou quase imediatamente, impactando marcas e fabricantes de uma forma nunca antes vista.

Mais de 70% dos fabricantes e empresas de esportes e fitness relataram uma queda de mais de 25% no mês de abril (comparando as vendas do mês em 2020 a abril de 2019), com 30% dos entrevistados relatando uma queda de vendas de mais de 75%.

No entanto, a pesquisa revelou que, apesar da crise, houve crescimento em alguns setores: as vendas de equipamentos esportivos para casa cresceram no mesmo período.

Não é novidade que a pandemia atingiu fortemente nossa indústria”, disse Tom Cove, presidente e CEO da SFIA. “O imediatismo e a magnitude do declínio das vendas em tantas categorias foram dramáticas. Dito isto, esta pesquisa identifica sinais esperançosos, especialmente na confiança demonstrada pelos entrevistados na previsão de aumento de vendas no segundo semestre deste ano. Conduziremos essa nova pesquisa mensalmente para identificar o que está funcionando e, dessa forma, acompanharmos como o setor está evoluindo”, esclarece.

81% dos entrevistados indicaram que sofreram interrupções em sua cadeia de suprimentos. No entanto, no que diz respeito especificamente aos centros de atendimento e distribuição, os entrevistados caracterizaram essas interrupções como “moderadas” em vez de “severas”.

A SFIA confirmou que também acompanhará essa movimentação nos próximos meses, já que as restrições de quarentena e isolamento social são diferentes entre os estados; alguns com restrições mais severas e, outros, mais brandas.

O papel da Internet na recuperação do mercado

ecommerce de surfe e stand up paddle
O e-commerce tem despenhado um papel muito importante ao longo da crise do COVID-19. Foto: Reprodução

A pesquisa também revelou a importância do e-commerce para nesse setor. Os números positivos de vendas indicados na pesquisa foram em sua grande maioria alavancados pelo comércio eletrônico.

De acordo com a projeções da SFIA, as tendências de vendas a curto e, provavelmente, médio prazo continuarão fortemente dependentes da capacidade das empresas em se conectar virtualmente com seu público através de parcerias com sites especializados, para ganhar mais visibilidade, e de um trabalho profissional em suas redes sociais.

DE VOLTA AO JOGO – A indústria acredita que setores ligados ao fitness e esportes individuais serão os primeiros a sair da crise, com a maioria das academias e lojas de suplementos retornando às atividades ao longo dos próximos três meses.

Já os esportes coletivos, de acordo com a pesquisa, têm uma projeção de retomada de crescimento para a partir de agosto.

Sobre a SFIA

A SFIA (Sports & Fitness Industry Association), é a principal fonte de pesquisa sobre o setor de esportes e fitness nos EUA.

As informações levantadas pela SFIA são utilizadas pela associação comercial global de fabricantes, varejistas e comerciantes do setor de produtos esportivos e fitness para prever tendências e apontar caminhos.

Em sua missão também está a promoção de atividades esportivas e do condicionamento físico, bem como manter a vitalidade do setor por meio de pesquisas, palestras e serviços oferecidos aos seus associados.

Para mais informações, visite sfia.org.

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