Federação Portuguesa está em busca de novos talentos do SUP

Compartilhe
Novos talentos do SUP português
A FPS reconhece a importância estratégica de estar mais perto dos novos talentos do SUP português. Foto: Albert Laborda

A Federação Portuguesa de Surf e a fornecedora de energia Goldenergy anunciaram uma parceria para a prospecção de novos talentos do stand up paddle em Portugal.

A iniciativa, batizada de “Novos Talentos SUP powered by Goldenergy” terá a supervisão técnica de Franz Orsi, treinador responsável pela Seleção Nacional de Stand Up Paddle (Wave e Race) que em Portugal está sob a chancela da FPS.

O objetivo é a prospecção de talentos Sub-18 para uma modalidade que, segundo Franz Orsi, continua em franco crescimento em Portugal.

Assim, a federação pretende identificar precocemente remadores e SUP surfistas portugueses que demonstrem uma qualidade acima da média e que possam vir a despontar no futuro.

“A FPS reconheceu a importância estratégica de uma aposta nas camadas mais jovens e esta iniciativa surge por reconhecermos que existem vários praticantes com nível interessante que ainda não passaram pelo nosso radar”, esclarece.

Os interessados, com idade inferior a 18 anos, deverão enviar vídeos usando a plataforma WeTransfer, ou similar para franz.orsi@surfingportugal.com.

Os vídeos devem mostrar, na modalidade Wave, quatro direitas e quatro esquerdas, no máximo.

Já os jovens remadores de SUP Race tem de enviar um vídeo com uma manobra técnica (contorno de boia) e outros três clips de remada. O prazo limite para o envio é 8 de junho.

Franz Orsi acrescenta, todavia, que as modalidades não são exclusivas, incentivando os interessados a candidatar-se, sempre que possível, tanto no Wave, quanto no Race.

Na FPS, apostamos muito no conceito de waterman e pensamos que os atletas das várias modalidades devem influenciar-se positivamente uns aos outros. Abrimos as portas aos atletas de surfe ou longboard que queiram experimentar SUP. Em Portugal temos uma grande cultura de surfe que não está sendo aproveitada ao máximo“, concluiu.

Compartilhe