Empresa cria o 1º SUP tripartido do mundo
Easy Eddy é um SUP de 10 pés que se desmonta em três peças através de um sistema de encaixe. Novidade ... leia mais
A Passaúna Composite & Design, fábrica conhecida por produzir as canoas Mirage Original Canoe no Brasil, lança uma novidade no mercado.
A partir de agora, as embarcações saem da fábrica com um inovador Manual do Proprietário.
Com 44 páginas ilustradas, o material à primeira vista se parece com os manuais que acompanham os veículos zero quilômetro. Mas vai além disso, pois além de trazer informações sobre a montagem e utilização das canoas, tem um conteúdo abrangente que aborda desde as atividades iniciais de um clube até técnicas de leme.
“Trata-se de uma introdução bem prática ao curso completo de Va’a, totalmente online, que está em fase final de produção e a Mirage irá patrocinar”, conta o empresário Naideron Junior, fundador da Passaúna Composite & Design, empresa localizada em Curitiba que integra o grupo Passaúna Aquatic Center.
Entre outras empresas, mantém uma base e centro de treinamento às margens da represa de mesmo nome. “A ideia é oferecer informações importantes para nosso cliente e, também, contribuir para que o esporte cresça de forma segura”.
Tanto o conteúdo do manual como o do curso foi desenvolvido pelo especialista em educação André Leopoldino, um dos fundadores do Clube Tribuzana Va’a, em Florianópolis.
“Com o crescimento do esporte no Brasil, muitos clubes estão sendo abertos por pessoas que ainda não tem um conhecimento básico sobre o assunto. Sendo assim, o manual ajuda os novos proprietários de bases com um conhecimento importante neste início de atividade”, conta Leopoldino.
Segundo ele, a expectativa é lançar o curso inicialmente para os clientes Mirage, agora em dezembro. Na sequência o curso será disponibilizado para toda a comunidade do Va’a no Brasil.
A montagem correta da canoa é um dos destaques do Manual. Com muitas fotos, traz conteúdos desde o início da montagem do casco até os detalhes para amarrações entre iacos (suporte lateral) com a ama (flutuador) e iacos com a wae (no casco principal).
As técnicas para fazer o direcionamento da canoa, ou “fazer o leme”, também fazem parte dos ensinamentos práticos que podem sem empregados dentro d’água. São apresentadas técnicas como a do leme passivo (espetar ou faca) e leme ativo (caçar).
Complementando o conteúdo, há um capítulo exclusivamente dedicado ao batismo da canoa, mostrando a preocupação em preservar as raízes culturais do Va’a.
Este ritual resgata a origem do esporte, quando os antigos polinésios começaram a encarar a canoa como uma entidade viva, que possui um espírito, e desse modo precisa ser batizada.
A ligação com o legado histórico da canoagem polinésia também está presente em outro capítulo que trata da formação dos clubes e cuidados com a canoa.
Todo este conteúdo faz do manual uma publicação inédita. “No Brasil, nenhum fabricante de canoa polinésia entrega juntamente com seu produto um manual ou qualquer outra documentação sobre o assunto. E nem no exterior temos conhecimento de algo parecido”, conclui André Leopoldino.
A Passaúna Composite & Design é a fábrica de embarcações de alta tecnologia fundada pelo grupo Passaúna Aquatic Center em 2018. Em menos de dois anos de trabalho, rapidamente alcançou destaque no mercado, comercializando seus produtos para todo o Brasil e América Latina. Além de embarcações, produz remos, coletes flutuantes, capas para pranchas e outros produtos.
As grandes estrelas da fábrica, contudo, são das embarcações Mirage Original Canoe, produzidas com desenho licenciado pela Outrigger Conection, do Havaí.
A partir dos designs da Outrigger, a fábrica brasileira realizou aperfeiçoamentos no projeto que vem conquistando a preferência de amadores e profissionais, com conquistas nas principais competições brasileiras.