Ele irá remar do Guarujá a Florianópolis

Compartilhe

Marcelo Batata pretende dar início à expedição no final de março se as condições estiverem favoráveis. Foto: Luciano Meneghello.

Remando solo com uma SUP race 14 pés, o paulista radicado em Florianópolis Marcelo “Batata” está se preparando para uma expedição com ponto de partida no Guarujá e chegada em Florianópolis.

Luciano Meneghello, editor do Aloha Spirit Club, trocou uma ideia com o remador para saber mais sobre a expedição programada para acontecer no final de março. Confira:

Como surgiu a ideia de fazer essa expedição?

A “Expedição Ilha a Ilha” é uma ideia que tive para estabelecer uma ligação simbólica que tenho com essas duas ilhas. Aprendi a surfar no Guarujá e, mais tarde, vim morar em Florianópolis. Então, tive a ideia de fazer essa expedição para fortalecer a conexão que tenho com esses dois lugares.

De que forma você irá realizar essa remada?

Irei sair da praia do Guaiúba, no Guarujá, em direção a Florianópolis remando cerca de 40 km por dia.

Como você planejou fazer esse percurso?

Se todos os dias apresentarem condições boas, pretendo concluir a expedição em 15 dias, com paradas estratégicas em alguns pontos do litoral para descanso, checagem de equipamentos e reposição de comida. A primeira será em Itanhaém, depois, sigo remando até a praia do Guaraú, em Peruíbe; depois, Ilha Comprida, remando pelo mar de dentro até a Ilha do Mel, já no Paraná. De lá, seguirei remando até Guaratuba, depois, pretendo parar em São Francisco do Sul que será a última parada antes de chegar a Florianópolis.

Batata durante um dia de treinos em Florianópolis (SC). Foto: Marcio Farney.

E como está sendo a sua preparação?

Estou treinando com o Paulo Ricardo Sant’Anna, que está cuidando da minha preparação física. Eu estava há quase um ano sem treinar forte e então, sob a orientação dele, fiz uma remanda até a Ilha do Xavier (nota: ilha que fica cerca de 5 km da Praia Mole) e me senti muito bem, fiz em 47 minutos. Decidimos, então, focar mais no fortalecimento nas pernas, já que vou ficar em pé muitas horas do dia. Também estou fazendo yoga no Espaço Gravatá Esporte e Saúde, aqui na Praia Mole, orientado pelo Pedroca e pela Jan, com foco em técnicas de relaxamento.

Que equipamentos você irá usar?

Vou usar uma prancha race 14 pés com 26 polegadas de largura da Gzero e um remo da Quickblade, ambos fornecidos pela Gzero que está me apoiando nessa expedição. Equipamentos básicos de segurança como cordinha, colete e apito. Um celular com um carregador e uma capa estanque fornecida pela Phonebox Floripa com o app Sports Tracker instalado para mapear a remada.

Alguém mais está te apoiando com equipamentos?

Sim, a Manga Wax me forneceu parafinas e produtos para eu revender e usar o dinheiro para investir na expedição e a Bully’s equipamentos como cordinha e deck.

A preparação física de Marcelo Batata tem como estratégia o fortalecimento das pernas, uma vez que o remador passará muitas horas do dia em pé. Foto: Arquivo pessoal.

E alimentação?

Como estarei remando solo e sem apoio, não vai dar pra levar muita coisa na prancha. Só o básico para manutenção da energia: gel, frutas e castanhas e durante as paradas irei me alimentar.

Certo, sobre as paradas, já está definido onde você vai ficar?

Algumas paradas sim. Outras, ainda estou correndo atrás. Inclusive, caso alguém esteja lendo essa matéria, que more nessas localidades, e possa me dar uma força, eu agradeço!

Quem tiver interesse em ajuda-lo nessa expedição, como deve proceder?

Estou vendo se crio um site de arrecadação coletiva como o “Vakinha.com”, mas ainda não decidi. Por enquanto, quem puder me ajudar de alguma forma pode me contactar pelo meu perfil no Facebook: “Marcelo Batata”.

Nota: Acompanhe nossas próximas edições com mais novidades e informações sobre a “Expedição Ilha a Ilha”.

Compartilhe