Entendendo a Classificação Funcional da Paracanoagem
Entenda como funciona a classificação funcional da Paracanoagem, suas diferentes classes, regras e critérios
Eu tenho ouvido muito falarem frases do tipo: “Foca nos seus pontos fortes, esqueça o resto…”
E eu não concordo com essa frase por que uma das minhas “frases–mantra” é: “Você é tão forte quanto o seu elo mais fraco”.
Pensa comigo. Imagine uma corrente de bicicleta, que tem em média 164 elos . Se 1 elo da corrente arrebenta, acabou seu pedal. Não adiantaria lubrificar a corrente quase toda e esquecer um elo, pois esse único elo te deixará na pista, literalmente!
Se você é triatleta, tem uma natação forte, um ciclismo forte mas é péssimo na corrida, vai adiantar continuar treinando forte a natação e o ciclismo e deixar de lado a corrida?
Se você é lutador, quando vai analisar seu adversário, qual a primeira coisa e você observa? Provavelmente você analisa onde é o ponto fraco dele e vai ser lá que você vai atacar, concorda?
Pra finalizar, comprovadamente, vários estudos apontam que a evolução naquilo em que já somos bons e que sempre praticamos durante a vida apresentará uma melhora bem menos significativa percentualmente do que a evolução no que sempre negligenciamos, deixamos de lado, tivemos preguiça de treinar e procrastinamos, a partir do momento em que dermos atenção a esses pontos e realmente nos focarmos a aprimorá-los. Nesse caso, a evolução será exponencial.
Por isso, minha dica é: Mantenha a excelência nos seus pontos fortes porém, identifique seu pontos fracos.
Em seguida, perceba se você pode aprimorá-los sozinho (a) e o faça com foco e disciplina.
Caso seja necessário, busque ajuda, como a orientação do seu treinador (no caso dos esportes) ou de seus mentores (no caso de assuntos pessoais e profissionais) e até de uma equipe que possa te auxiliar, motivar e te incentivar a se superar!
Não deixe que os seus pontos fracos enfraqueçam os seus pontos fortes!
Lilia Godoi
Assine o canal de Lilia Godoi no YouTube.