Santos abre a primeira Escola Pública de Surfe Adaptado do Brasil
Aulas de surfe adaptado serão direcionadas para PcD ou pessoas com mobilidade reduzida com coordenação do ... leia mais
Eu tenho ouvido muito falarem frases do tipo: “Foca nos seus pontos fortes, esqueça o resto…”
E eu não concordo com essa frase por que uma das minhas “frases–mantra” é: “Você é tão forte quanto o seu elo mais fraco”.
Pensa comigo. Imagine uma corrente de bicicleta, que tem em média 164 elos . Se 1 elo da corrente arrebenta, acabou seu pedal. Não adiantaria lubrificar a corrente quase toda e esquecer um elo, pois esse único elo te deixará na pista, literalmente!
Se você é triatleta, tem uma natação forte, um ciclismo forte mas é péssimo na corrida, vai adiantar continuar treinando forte a natação e o ciclismo e deixar de lado a corrida?
Se você é lutador, quando vai analisar seu adversário, qual a primeira coisa e você observa? Provavelmente você analisa onde é o ponto fraco dele e vai ser lá que você vai atacar, concorda?
Pra finalizar, comprovadamente, vários estudos apontam que a evolução naquilo em que já somos bons e que sempre praticamos durante a vida apresentará uma melhora bem menos significativa percentualmente do que a evolução no que sempre negligenciamos, deixamos de lado, tivemos preguiça de treinar e procrastinamos, a partir do momento em que dermos atenção a esses pontos e realmente nos focarmos a aprimorá-los. Nesse caso, a evolução será exponencial.
Por isso, minha dica é: Mantenha a excelência nos seus pontos fortes porém, identifique seu pontos fracos.
Em seguida, perceba se você pode aprimorá-los sozinho (a) e o faça com foco e disciplina.
Caso seja necessário, busque ajuda, como a orientação do seu treinador (no caso dos esportes) ou de seus mentores (no caso de assuntos pessoais e profissionais) e até de uma equipe que possa te auxiliar, motivar e te incentivar a se superar!
Não deixe que os seus pontos fracos enfraqueçam os seus pontos fortes!
Lilia Godoi
Assine o canal de Lilia Godoi no YouTube.