Upwind: como vencer o vento contra durante a remada?
Daniel Aratangy apresenta dicas de como vencer o upwind, ou seja, aquele vento contra, que bate de frente ... leia mais
Olá pessoal! Hoje vamos falar especialmente com os remadores, galera do SUP (Stand Up Paddle), caiaque e canoa havaiana. O que você pode fazer para diminuir lesões e aumentar o seu desempenho nas provas do ponto de vista da preparação física.
Tanto para quem pratica SUP como quem está na canoagem, indico a inclusão de abdominais para manter uma postura correta, já que em ambos os casos tendemos a inclinar o tronco um pouco para frente, buscando mais força na remada. Apesar de não utilizar muito os membros inferiores no caiaque, é bom trabalhar um pouco essa região para ajudar a manter o equilíbrio. Exercícios como agachamento e afundo são uma boa opção.
Quando remamos no caiaque, utilizamos muito a rotação do tronco, trabalhando braços, ombros, dorsais e peitoral. Por isso, o ideal é que o atleta faça uma preparação física específica trazendo mais mobilidade para a região.
Já quem pratica SUP utiliza muitos grupos musculares: trapézio, costas, oblíquos, laterais, tríceps, quadríceps, glúteos e abdômen. É bom fazer um trabalho de mobilidade de tornozelo, já que se passa muito tempo em pé na prancha, além de uma boa estabilização de joelhos, diminuindo assim a incidência de lesões. Também vale a pena realizar um fortalecimento de lombar, bem como exercícios de equilíbrio e coordenação.
Quando o atleta tem como objetivo fazer provas mais longas, onde se sabe que irá passar muitas horas remando, é importante realizar um trabalho de resistência. Distensão ou espasmos, dores na cervical que irradiam para a cabeça, ou mesmo inflamações no manguito rotador estão entre os incômodos mais comuns de quem rema muito, seja na canoa, seja no SUP (Stand Up Paddle). Assim, é bom investir no fortalecimento de pescoço e ombros com exercícios com mais repetições e uma carga mais leve para não machucar.
É legal pensar em uma periodização, garantindo tanto o fortalecimento adequado dos músculos como mais resistência, ganhando mais fôlego para as competições.
Espero que essas dicas tenham sido úteis. Em breve, estarei de volta com mais informação para melhorar seu condicionamento físico.
Boas festas, um ótimo fim de ano e que a temporada 2022 seja repleta de conquistas!!
Abraços
Carol Morelli