Por que ter flexibilidade é importante na prática esportiva?
Várias modalidades promovem ganhos de flexibilidade corporal e isso interfere diretamente no desempenho ... leia mais
Fala galera, o ano de 2024 promete grandes competições náuticas e então vem a pergunta: você sabe o que treinar no início da temporada?
Quando o atleta está focado em uma competição ou circuito alvo, seu treinador planeja um ciclo de treinamento voltado ao melhor resultado naquela competição, ou seja, ajusta carga de treinamento, volume e intensidade dos treinos, que podem durar 12, 16 ou mais semanas, classificado como macrociclo (planejamento do treinamento global).
O período de base é o planejamento físico e psicológico que, como o nome já diz, irá construir uma base sólida e segura para o restante da temporada, visando resultados positivos na sua modalidade.
Segundo os princípios do treinamento e a periodização esportiva, os ciclos de treinos são divididos em:
O período de base entra exatamente na fase preparatória, dividida em fase BÁSICA e ESPECÍFICA.
O principal objetivo é treinar e consolidar todas as capacidades físicas que darão sustentação para um melhor desempenho na remada, dentre elas: força de resistência, flexibilidade, mobilidade funcional, coordenação técnica e resistência cardiovascular.
Temos ainda muita confusão sobre a necessidade e o momento certo de treinar essas capacidades físicas, para praticantes experientes e iniciantes. Por isso, separei aqui alguns mitos e verdades que poderão auxiliar na compreensão deste tema.
O treino deve ser de acordo com a fase atual do remador, e não da passagem de ano.
Fazer um período de base é fundamental em qualquer esporte de Endurance e é dependente do estado físico do remador e do calendário anual de competições.
Quando falamos de remadores iniciantes, ou remadores que treinam duas vezes semanais, faz sentido haver essa mesclagem.
Mas quando se trata de remadores experientes e que tiveram uma transição ativa de temporada, o trabalho de base deve mudar.
Assim, procure conversar com seu treinador. Entenda, antes de imaginar que “treinar é só remar forte sempre” ou simular uma remada na musculação com pesos gravitacionais e cabos (a dinâmica da remada é totalmente diferente).
Numa remada de longa distância, todos largam juntos e vão para uma mesma direção. Mas quando falamos de preparação física individual, cada um estará num ponto diferente dessa condição.
Para que se tenha um período de base consistente o treinador juntamente com o atleta ou praticante, terá que traçar um plano de treinamento em cima da competição alvo que será realizada.
Procure sempre uma boa nutrição, hidratação e não fique parado.
“O treinamento físico é um processo responsivo e progressivo”
Paulo Vasco
Até a próxima, galera.