Aplicativos para remar com segurança
Conheça seis aplicativos para remar com segurança que todo remador deve acessar antes de realizar seu ... leia mais
Olá amigos do Aloha Spirit Mídia! Muito bom estar aqui mais uma vez dando dicas para que você possa melhorar seu desempenho na sua modalidade por meio da preparação física. Uma das principais queixas que recebo dos atletas que me procuram é: como eu faço pra baixar meus tempos (leia-se: ser mais rápido) e melhorar minha performance?
É importante destacar que para que isso aconteça três fatores são necessários: força, velocidade e agilidade. A redução dos tempos é um resultado direto da capacidade de produzir a maior quantidade de força possível, por meio da maior distância permitida pela extensão, mobilidade e coordenação corporal (agilidade), na menor quantidade de tempo exequível.
Os exercícios pliométricos são ótimas opções para incluir no seu treinamento – e melhor, podem ser realizados apenas com uso do peso do próprio corpo. São eles: saltos dos mais variados tipos (em um pé só, com as duas pernas juntas, agachamento + salto, etc) e giros (rotação lateral do torso), que podem ser executados em pé, sentado ou na prancha.
Comece com poucas repetições (por exemplo, 10), depois aumente gradativamente (12, 15). Quando estiver confortável com o treino, diminua os intervalos de recuperação (1min para 45s, para 30s, para 15s).
Podemos ainda incluir nas séries lançamentos e passes (movimentos abaixo e/ou a frente da cabeça) e arremessos (movimentos acima, sobre ou por entre a cabeça). Além de melhorar a condição cardiovascular, eles aprimoram a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor.
Outra dica prática é fazer exercícios na escada de agilidade, um equipamento simples e barato que o atleta pode colocar no chão realizando movimento de corrida e/ou salto. Ela trabalha o corpo de uma forma global. Outro equipamento que muitos podem encontrar na academia é a medicine ball. Você pode utilizá-la jogando contra a parede, trabalhando reflexos e força nos braços, ou mesmo fazendo abdominais.
Vale destacar que exercícios de velocidade e agilidade também são ótimos para melhorar os reflexos, a concentração, o equilíbrio e, claro, a consciência neuromuscular. Isso significa que o atleta tem maior conhecimento e controle do corpo, dominando os movimentos necessários para a prática da modalidade desejada.
Espero que vocês tenham gostado das sugestões. Voltamos em breve com mais informações para melhorar seu condicionamento físico e, consequentemente, sua performance! Abraços!